acupuncture

 

 

A eficácia clínica da acupuntura para o tratamento da dor crônica tem sido demonstrada através de grandes estudos na última década. Os pesquisadores desenvolveram um tipo de acupuntura placebo, também chamada de sham acupuncture, em que o indivíduo acha que está sendo submetido ao tratamento verdadeiro, mas na verdade são agulhas que são colocadas em pontos aleatórios e em nível superficial. Já é bem reconhecido que o efeito da sham acupuncture existe e é até superior a alguns tratamentos convencionais para dor, mas é menor que a acupuntura verdadeira.

 

Uma pesquisa recém publicada pelo British Medical Journal joga um certo balde de água fria nos entusiastas do tratamento de acupuntura para síndromes dolorosas, demonstrando que grande parte do efeito alcançado é devido ao efeito placebo. Pesquisadores dinamarqueses realizaram uma metanálise dos grandes estudos em que houve comparação entre a acupuntura verdadeira e a acupuntura placebo (sham acupuncture). A acupuntura placebo foi moderadamente mais eficaz que o tratamento convencional para dor, superior em 10 pontos em uma escala de 100. Já a diferença de eficácia entre a acupuntura verdadeira e a acupuntura placebo foi bem menor, 4 pontos em uma escala de 100. Reconhece-se que efeitos menores que 10 pontos numa escala de 100 são considerados mínimos ou pequenos. Ou seja, os resultados da acupuntura verdadeira são quase os mesmos da acupuntura placebo, sugerindo que o maior componente de ação da acupuntura verdadeira se dá por efeito placebo.

A pesquisa é concordante com outras sete análises rigorosas do sistema Cochrane que concluíram que não existem evidências inequívocas, por questòes metodológicas, de que a acupuntura tem efeito analgésico. O presente estudo questiona as bases teóricas da acupuntura sem negar que o efeito placebo associado ao ritual do tratamento pode ser muito útil e até mesmo ético no auxílio de tantas pessoas que se sentem melhor com esse tipo de tratamento.

 

Ler também

Efeito placebo é muito mais do que pílula de farinha

Como funciona o efeito placebo? Saiba que o cérebro dá uma boa ajuda.

iconepostsmall3

Anúncios