A view of Facebook’s logo May 10, 2012 i

 

A quantidade de posts positivos ou negativos que você lê no Facebook influencia o teor daquilo que você publica. Essa é a conclusão de um estudo conduzido por pesquisadores do Facebook e da Universidade de Cornell publicado recentemente no prestigiado periódico Proceedings of the National Academy of Sciences .

 

O Facebook manipulou as notícias de 690.000 usuários (o contrato de uso do Facebook prevê pesquisas…). Os posts eram analisados automaticamente por um software que quantifica palavras positivas e negativas e então os classificava como positivos ou negativos. Posts positivos eram duas vezes mais comuns que os negativos (47 X 22%).

 

Durante uma semana o Facebook retiirou uma parcela dos posts positivos do feed de notícias de um grupo de “voluntários” do estudo enquanto de outros eram retirados posts negativos. Quando notícias positivas eram retiradas do feed os usuários tinham uma tendência em escrever posts com conteúdo mais negativo. Quando notícias negativas eram retiradas, as pessoas postavam mais notícias positivas.

 

Os resultados mostram que um contágio emocional pode acontecer simplesmente pela linguagem escrita, independente da linguagem corporal. Os achados também colocam em xeque a ideia de que ler conteúdos positivos dos outros pode ter um impacto negativo por provocar comparações com os amigos. E mais, mensagens online possivelmente influenciam emoções offline.  

Anúncios