.

Às vezes não é fácil entender o que o outro está dizendo num ambiente cheio de gente falando ao mesmo tempo. Parece que isso é mais fácil quando a voz já é familiar e, para entender o que uma pessoa desconhecida está falando, o zum zum zum de uma voz familiar facilita a tarefa. Essa é conclusão de uma pesquisa publicada esta semana pelo periódico Psychological Science.

Pesquisadores ingleses conduziram um estudo com casais em que cada um dos participantes tinha que ler um texto em voz alta que era gravado. Depois tinham que ouvir com fones de ouvido a gravação de seu cônjuge simultaneamente à gravação de uma voz desconhecida. Os voluntários tinham o desafio de reproduzir em momentos diferentes o que o cônjuge e a voz desconhecida diziam na gravação.

O resultado foi que entender o (a) parceiro (a) foi mais fácil que a voz desconhecida e essa facilidade foi independente da idade do voluntário. Já no caso da voz desconhecida, a idade fez diferença: os mais velhos tiveram mais dificuldade. O mais interessante foi que entender a voz desconhecida quando misturada a outra voz desconhecida foi mais difícil que quando misturada com a voz do cônjuge. Foi mais fácil ignorar a voz familiar do que uma desconhecida. Nesse quesito, mais uma vez os idosos tiveram mais dificuldade. Entretanto. podemos pensar que o zum zum zum do cônjuge trará relativamente mais benefícios aos idosos do que aos jovens  na hora de entender o que um desconhecido está falando.

Os idosos têm notória dificuldade em ouvir alguém falando quando existe ruído ao fundo. Os achados dessa pesquisa identificaram que um som familiar ao fundo pode facilitar a compreensão, especialmente nessa faixa etária.

.

Anúncios