Image: Back to School, active children

 

Uma revisão sistemática foi publicada esta semana pelo periódico de pediatria da Associação Americana de Medicina trazendo a conclusão que já existem evidências suficientes de uma associação positiva entre atividade física e desempenho escolar.

 

Pesquisadores holandeses avaliaram os 14 estudos mais importantes sobre o tema envolvendo crianças e adolescentes com idades entre 6 e 18 anos.  A maioria das pesquisas havia sido conduzida nos EUA, uma no Canadá e outra na África do Sul, e algumas delas incluiu mais de 10 mil voluntários.  

 

Mas por que as notas escola são melhores entre aqueles que se exercitam mais?  Um cérebro turbinado parece ser uma das melhores explicações. Os efeitos positivos da atividade física sobre o cérebro já foram demonstrados através de variáveis fisiológicas que vão desde o aumento da perfusão sanguínea, metabolismo e tamanho do cérebro em determinadas regiões, até a modulação de sua própria atividade elétrica. O exercício físico promove ainda a secreção de diversas substâncias no cérebro como endorfina, endocanabinóides e fator neurotrófico derivado do cérebro, que têm efeito positivo no seu funcionamento, incluindo um melhor equilíbrio psíquico.

 

A crescente preocupação com a competitividade que as crianças enfrentarão no futuro faz com que algumas escolas estimulem a competitividade desde cedo. Mudanças curriculares têm sido propostas, com redução e até extinção de atividades de educação física e educação artística. A presente pesquisa ajuda a repensar esses tipos de atitude.

 

 

Obs: a Associação Americana para o Esporte e Educação Física publicou um relatório ainda no ano de 2002 com as recomendações de atividade física para as crianças pré-escolares. É desejável que elas tenham pelo menos uma hora de atividade física livre, através de brincadeiras, e uma hora de atividade estruturada sob a orientação do adulto, como é o caso da educação física na escola. Entre as crianças maiores, pelo menos uma hora de atividade física moderada ou vigorosa por dia é o mais recomendado.

 

 

 

Anúncios