Já é consenso que a indicação de terapia de reposição hormonal [TRH] para a melhora de sinais e sintomas da menopausa deve ser restrita a mulheres com sintomas moderados a severos e utilizada pelo menor tempo e com a mínima dose possíveis. Essas recomendações são decorrentes do fato de que a TRH prolongada eleva o risco de câncer de mama, trombose nas veias e derrame cerebral. Entretanto, essas informações têm origem em estudos que analisaram a TRH por via oral e ainda não se sabe se por via transdérmica (adesivos na pele) o tratamento também oferece riscos às mulheres. Teoricamente, as repercussões biológicas do hormônio por via transdérmica sobre o sistema vascular são diferentes das formulações orais, especialmente por não terem passagem pelo fígado após sua absorção.
Uma pesquisa publicada neste mês pelo British Medical Journal revela que a TRH quando utilizada por via transdérmica e com baixas doses do hormônio estrogênio não aumenta o risco de derrame cerebral. Foram analisados os registros de ocorrência de derrame cerebral de 870 mil mulheres inglesas com idades entre 50 a 79 anos de idade num período de 20 anos. Quase 16 mil mulheres apresentaram diagnóstico de derrame cerebral nesse período e elas foram comparadas a um grupo controle de 60 mil mulheres sem história de derrame. Diversas características dessas mulheres foram analisadas, incluindo a exposição à TRH. O tipo de hormônio utilizado foi dividido nas seguintes categorias: estrogênio, progesterona, estrogênio associado a progesterona, tibolona. O hormônio do tipo estrogênio foi classificado ainda quanto à sua forma de administração – oral ou transdérmica – e quanto à dose – baixa ou alta.
Os resultados mostraram que o uso de TRH por via transdérmica com baixas doses de estrogênio, com ou sem progesterona, não aumentou o risco de derrame cerebral, mas com altas doses o risco foi maior. Já a TRH por via oral foi associada a uma maior chance de derrame cerebral, com altas ou baixas doses de estrogênio, com ou sem progesterona. A TRH por via oral apenas com estrogênio ofereceu maior risco de derrame do que quando associada à progesterona. Além disso, quanto maior o tempo de uso, maior também foi o risco.
As pesquisas têm apontado que a TRH por via transdérmica é considerada tão eficaz quanto as formulações por via oral para a melhora dos sintomas associados à menopausa. O presente estudo sugere que do ponto de vista cerebrovascular a TRH transdérmica com baixas doses de estrogênio é uma alternativa segura para melhorar os sintomas associados à menopausa. Já há evidências também de que por via transdérmica a chance de trombose das veias também é menor. Esses resultados não são definitivos e ainda são necessários novos estudos que confirmem a segurança desse tipo de tratamento.
30 comentários
8 outubro, 2013 às 10:55 pm
Leda
ola,
Faço reposição a três anos com o avadem 28 comprimidos, nunca tive nem um problema, só que começei a tomar dois meses apos a ultima mestruação.
Quando fiz uma parada para fazer uma cirurgia vascular durante sete meses de pausa, quando voltei a tomar percebi que o efeito já não foi o mesmo, a pele e u cabelo já não ficou com o mesmo brilho.
23 setembro, 2013 às 10:09 pm
Edileuza Andrade
O´lá Meninas!!! tenho 53 anos minha menstruação veio até os 50 anos ainda não fiz nenhuma TRH tenho uma alimentação balanceada com cereais,frutas,legumes,verduras,sucos de frutas com legumes e verduras,chás branco, verde, camomila,canela,vários outros. sempre faço caminhada, bebo mais ou menos 2 litros de água por dia. e ainda me sinto muito bem.
5 junho, 2013 às 4:30 am
Isabelle
Olá, teria um e mail de contato pois desejo fazer uma pergunta, tbm quero marcar um horario
4 agosto, 2013 às 2:23 am
Ricardo Teixeira
http://www.icbneuro.com.br
tem tudo lá
12 abril, 2013 às 12:54 am
apereirana maria
não sei o porque das perguntas pois voçê não responde nenhuma. só dá respostas evasivas!!!
20 abril, 2013 às 1:16 am
Ricardo Teixeira
Existem normas que o Conselho federal Medicina nos obriga a seguir . Uma delas é que é proibido qualquer recomendação médica por via eletronica. Por isso, se quer um conselho médico, marque uma consulta com um médico de confiança
6 maio, 2014 às 12:57 pm
Karina
Eu acho que dar boas informações, e de graça, já é uma boa coisa… Agradeço pela disposição, dr Ricardo. Abs.
3 abril, 2013 às 6:43 pm
Lavinia Barreto Grôppo
Uso streva gel há 3 anos e 10 meses.NADA,Literalmente nada mudou em mim.Libido zero, desânimo,Tristeza,dor no corpo inteiro, em especial nas juntas.Fui agora há poucos dias na gineco; que mandou continuar com streva, endocrinologista(pois meu peso de 50k foi p 68k e quase naõ como.Enjôos, dor de cabeça direto.Já fui ao gastro tbém.* fora a sudorese que aumentou MUITO* Tenho vontade de parar de usar e pronto.Familia de meu pai é de trombose..Irmaõs, sobrinhos e tios, papai e vovô.Que faço???
7 abril, 2013 às 11:57 pm
Ricardo Teixeira
Outras formas de terapia podem lhe ajudar, assim com medicações de outra natureza. Converse novamente com seus médicos
17 dezembro, 2013 às 2:03 am
Iva
É um absurdo você estar sentindo tudo isso sendo medicada e o médico orientar que continue com o mesmo medicamento. Eu sou leiga mas acho que deveria mudar é de médico.
22 dezembro, 2013 às 9:28 pm
Fatima Bronzatto Bronzatto
acho que vc. tem que procurar um dermatologista, é problema de pele.tem uma muito boa Dra. Maria Cecilia.fica atras do Shopping. Bolevar. fone.
20985340 e precisa ver a sua tireóide.se está tudo ok. espero que eu tenha ajudo Boa sorte…
22 dezembro, 2013 às 9:32 pm
Fatima Bronzatto Bronzatto
Então geralmente o estreva se usa num periodo de 75 dias, e depois dez. dias de Ultragestan. 200mg.se vc. não faz uso dele, não vai funcionar pois a menstruação tem que vir de 3 em 3 meses., mas acho que tem que procurar um genico. deconfiança para ver isso direito. boa sorte.
6 maio, 2014 às 12:54 pm
Karina
Lavínia, querida, procure outro médico e, se não for capaz de satisfazer sua real necessidade procure outro, e outro, até que encontre alguém compromissado com seu caso. Temos o péssimo hábito de crer que médicos são deuses, mas por experiência digo, não são melhores que outros profissionais e muitas vezes são piores, pois as consequências de seus erros podem acarretar problemas para a vida toda de um paciente.
Vou te contar o que ocorreu comigo. Aos 19 anos, sofrendo de uma endometriose feia, procurei um médico bem conceituado à 1000km de minha casa. Essa pessoa foi desidiosa com meu caso e culminou na retirada de útero e ovários naquela idade. Hoje tenho 38 e faço reposição hormonal desde os 20, quando na prática, começou minha menopausa e todos os seus efeitos desagradáveis.
Fiz uso de comprimidos, associei estrogênio com progesterona e com o passar do tempo, além do risco desses males que vc teme pelo mesmo motivo que eu (minha avó tb teve trombose), o hormônio deixou de ser absorvido pelo fígado com eficácia. Então eu me enchia de hormônios sintéticos e continuava com os efeitos da menopausa. Passei para o hormônio adesivo, que odiei, pois não parava colado na pele um dia inteiro sequer, além de eu me sentir personagem de um filme de ficção científica (um plástico coladinho na gente é muito desagradável, e não é pequeno não, é grandinho).
Passei a usar o estreva gel (1,5ml), o que faço já há quase dez anos com bons resultados. Jamais será o mesmo efeito de seu ovário à plena produção, mas quebra um galho. Ganhei muitos, muitos quilos (uns 20), mas prefiro pensar que a culpa é do feijão… não adianta eu ficar brava com um remédio que para mim é inevitável.
Nessa onda de evitar excesso de reposição, por esses tempos tentei sozinha experimentar baixar a dose do estreva para 1ml (pq minha gineco disse que a dose estava boa e não precisava mudar). Passei muito mal, calores, irritabilidade, dores horríveis nos seios, queda de cabelo e tudo quanto é porcaria da velhice me chegou em um prazo de semana. Quase fiquei maluca e demorou mais de um mês para normalizar depois que voltei para a dose certa.
Enfim, querida, o que quero te dizer é que não existem fórmulas mágicas (muito menos profissionais mágicos). Quem pode fazer o melhor por vc, é vc mesma, e o fará insistindo na procura do melhor tratamento até que chegue a seu bem estar.
Se vale uma dica valiosa, procure um psicoterapeuta, pois parte das soluções que busca pode começar na cabeça.
Boa sorte a vc.
21 fevereiro, 2013 às 8:17 pm
Silvia Rodrigues
Comecei a administrar Sisten 25mcg porém tenho umas pontadinhas na cabeça e colicas como se fossem mestruais, nada muito forte porém isto esta na bula como alguns dos efeitos. Mas percebi que as ondas de calor aumentaram, agora aparecem com maior frequência que antes, além disso minha mama que sempre foi “densa” deu uma murchada. Isso ocorre mesmo? Pergunto porque na bula diz exatamente o contrário sobre as mamas e quanto aos sintomas…. grata
28 fevereiro, 2013 às 2:52 am
Ricardo Teixeira
Não tenho esxperiência clinica com administaração de Sisten É bom conversar com um Ginecologista
18 outubro, 2012 às 1:16 pm
Cristina
ESTOU COM 40 ANOS, E PELAS MATÉRIAS QUE LEIO, ESTOU NO CILMATÉRIO, CREIO QUE SEJE ISSO MESMO.
TEM ALGUM ADESIVO QUE POSSA USAR?
AGRADECIDA.
22 outubro, 2012 às 12:17 am
Ricardo Teixeira
Cristina
Não tenho como lhe sugerir medicamentos por via eletrônica
2 julho, 2012 às 8:44 pm
cleide de souza ribeiro cardozo
eu estou desesperada precizo de ajuda esse hormonio transdermico e mandado fazer ou ja compra com os hormonios nescessario me responda por favor
10 julho, 2012 às 1:16 am
Ricardo Teixeira
Você pode conversar com seu ginecologista para indicar a melhor opção
1 julho, 2012 às 1:22 am
sebastiana a de paula
estou na menopausa há 8 anos e ainda não me identifiquei com os medicamentos; usei estreva gel, natifa comprimidos, suprelle comprimidos, agora estou com systen 50, alem de caro, também não estou me identificando com ele, pois depois de 2 anos para cá estou sentindo muitas peniqueiras no corpo, meus braços e áreas do pescoço, torax de vez em quando sai umas manchas de sangue e vermelhidão, minha pele arde, não consigo usar nem protetor solar, cremes de pele de nenhum tipo, e tudo que uso me pinica, até no couro cabeludo,não posso usar nem shampoo, sabonetes, estou desesperada, nem os médicos sabem mais o que eu tenho, não dá nada nos meus exames, só penso que seja da menopausa, sai muitos caroços nos bracos e pescoços que coçam muito. me ajude por favor..obrigada
2 julho, 2012 às 12:24 am
Ricardo Teixeira
Você precisa da opinião de um dermatologista. Por via eletrônica,não há muito o que ajudar.
4 julho, 2012 às 12:35 am
sebastiana a de paula
já fui em vários dermatologista e alergologista e eles não sabe mais o que fazer, pois os exames não identificam nada. minha pele ás vezes fica pregando, é como se eu não tivesse uma camada da pele dos braços, fica grudenta e meu cabelo fica do mesmo jeito, todo quebrado ensebado mesmo sendo bem cuidado, minhas unhas ficam esquisita áspera, e quebradiças.se puder me ajudar eu fico agradecida.
27 junho, 2012 às 4:09 pm
francisca soriano da silva
EU PRECISO DE UM ADESIVOQUE REPONHA TODOS MEU
ORMONIOS …
POR FAVOR ME AJUDE OBRIGADA..
27 junho, 2012 às 4:05 pm
francisca soriano da silva
EU PRECISO DE UM ADESIVO QUE REPONHA TODOS MEUS ORMONIO POR FAVOR ME RESPONDA …OBRIGADA..
22 maio, 2012 às 2:59 pm
Fernanda
Quais os medicamentos mais utilizados para a reposição hormonal através de adesivos??
Minha filha usa o evra. Este é indicado para a reposição???
18 janeiro, 2012 às 8:58 pm
janete zanelato bressan souza
estou desesperada com o calor da menopausa o que eu faço tomo via oral o hormonio ou uso o adesivo a minha vida esta atrapalhada tenho so 42 anos
19 janeiro, 2012 às 10:42 pm
Ricardo Teixeira
Oi Janete
Infelizmente não posso lhe recomendar medicações por via eletronica
12 janeiro, 2012 às 4:15 pm
anita vieira
Ola eu quero saber se eu usar so o estradiol esse colante ai vai me fazer mal ou eu tenho que usar os dois juntos,mais me falaram que nao existe os dois hormonios estrogenio e progesterona me informe por favor pq to sofrendo muito com os sintomas e antes eu usava so o estrogenio e o medico disse que eu tenho que usar os dois e via oral e eu detesto comprimidoé essa a razao que estou querendo saber qual é o menos prejudicial a saude e a dose que posso tomar eu tenho 50 anos e ja nao mestruo a 5 anos e sinto todos os sintomas principalmente dor no corpo e insonia obrigada desde ja pela informaçao
15 janeiro, 2012 às 2:26 pm
Ricardo Teixeira
oi Anita
Infelizmente não posso lhe recomendar medicações e doses por via eletrônica
13 novembro, 2011 às 4:30 pm
Arismar dos Santos Augusto
Não aguento mais com a falta de animo e sono que estou sentindo ,parece que estou com depressão não sinto vontade de nada . Estou sem a menstruação a 06 anos e não faço reposição ormonal , gostaria de usar adesivos com pouco hormonio ME AJUDEM NÂO AGUENTOMAIS ISSO