labour

 

 

Ainda é muito comum a recomendação de que as mulheres devem ficar em jejum a partir do momento que entram em trabalho de parto. A justificativa é que o jejum reduziria a chance de vômitos durante o parto e com isso diminuiria o risco de pneumonia por aspiração que ocorre quando o vômito cai dentro das vias aéreas. Esse risco de aspiração é significativo quando a mulher é submetida à anestesia geral, mas nos últimos anos, o parto cesárea é cada vez mais realizado sem anestesia geral, o que reduz sobremaneira o risco de aspiração.

 

Será que realmente faz sentido negar qualquer tipo de alimento a uma mulher durante o trabalho de parto? Alguns estudos já haviam sido realizados na tentativa de responder a essa questão, mas os resultados não foram conclusivos e ainda há muita disputa de opiniões. As mais recentes recomendações da Sociedade Americana de Anestesiologia defendem que o jejum de sólidos deve ser respeitado, enquanto líquidos podem ser oferecidos à parturiente. Alguns serviços hospitalares defendem a liberação da dieta com o argumento de que o trabalho de parto pode ser prejudicado se a mulher tiver restrição de ingestão de energia.

 

Uma nova pesquisa recém-publicada pelo British Medical Journal dá um novo rumo à discussão. A pesquisa envolveu a análise do trabalho de parto de quase 2500 mulheres primíparas  (primeira gestação) que foram divididas em dois grupos: um grupo em jejum durante o trabalho de parto e outro que tinha a permissão de ingerir alimentos leves como suco de frutas, biscoitos, pães, iogurte, e bebidas isotônicas. Não houve diferenças entre os grupos nas diversas variáveis estudadas: freqüência de vômito, porcentagem de partos normais e cesáreas, duração do trabalho de parto e saúde dos bebês ao nascimento.

 

Essa é a maior pesquisa realizada até o momento sobre o tema e os resultados sugerem que as mulheres não devem ser privadas de alimentos durante o trabalho de parto desde que queiram se alimentar, pois também não há evidências de que aquelas que se alimentam têm mais sucesso do que as que permanecem em jejum.

 

 

 

 smallicone16 

Anúncios