A enxaqueca é cerca de três vezes mais comum entre as mulheres, chegando a afetar até um quarto delas em idade fértil. Durante a gravidez, é comum que as mulheres tenham menos crises de enxaqueca, mas algumas delas podem até piorar.
Recentemente, foi demonstrado que mulheres com enxaqueca têm um risco três vezes maior de apresentar hipertensão arterial na gravidez e um maior risco de gerar bebês de baixo peso. Chegou-se a demonstrar que a enxaqueca está associada a um risco 17 vezes maior de derrame cerebral em mulheres grávidas e 4 vezes maior de infarto do coração. Esses resultados foram confirmados por uma pesquisa recém-publicada pelo British Medical Journal.
Mais de 18 milhões mulheres grávidas foram acompanhadas por três anos e foram identificadas aquelas que tiveram o registro de crises de enxaqueca durante a internação hospitalar para o parto. O registro de crises de enxaqueca esteve associado a um maior risco das seguintes doenças na gravidez: derrame cerebral (risco 15 vezes maior), infarto do coração (risco 2.1 vezes maior), tromboembolismo pulmonar (risco 3.2 vezes maior), hipertensão arterial / pré-eclampsia (risco 2.3 vezes maior) e diabetes (risco 1.9 vezes maior).
A metodologia do estudo não permite concluir se a enxaqueca é causa ou conseqüência dessas doenças associadas. Entretanto, pesquisas anteriores, têm revelado que indivíduos com enxaqueca, especialmente a enxaqueca com aura e independente da gravidez, têm um maior risco de apresentar eventos vasculares, como o derrame cerebral, infarto do coração e tromboembolismo pulmonar. O atual estudo acrescenta que mulheres grávidas que apresentam crises de enxaqueca durante a internação para ganhar o bebê, essas devem ser monitoradas de forma mais cuidadosa por apresentarem maior risco de eventos vasculares, sobretudo o derrame cerebral.
6 comentários
1 março, 2012 às 10:51 pm
madalena pereir de sousa
estou gravida de 3 meses,tenho enxaqueca com aura , o que faço?
2 março, 2012 às 12:05 am
Ricardo Teixeira
Comunique isso ao seu obstetra, mas não tem porque entrar em pânico.
30 outubro, 2011 às 3:55 pm
israeli farias
estou gravida de 3 meses e desde do inicio da gravidez sinto fortes dores de cabeça tem hora que parece que vou enlouquecer,estou também com anemia ,e essas dores vem tao forte que eu chego a vomitar uma aguá branca, e tenho também grande irritaçao devido a dor na cabeça,quando vou ao medico ele diz que vai passar ,diz que e por causa da anemia e vai passar ja estou a trinta dias tomondo os remedios recomendados pra anemia e nada de passar a dor de cabeça, o que pode ser ?
2 novembro, 2011 às 7:34 pm
Ricardo Teixeira
Cefaleia forte com vomito sempre faz a gente pensar em enxaqueca em primeiro lugar.
19 janeiro, 2011 às 7:01 pm
antonio
eu sofro de Enxaqueca com aura sou fumador assiduo apesar que reduzi bastante estou com 5 cigarros por dia a pergunta que faço é se posso ter problemas de avc a fumar esses 5 cigarros já tentei com a minha medica de familia deixar de fumar ,mas ela diz que tem que ser aos poucos sem mais antonio cupertino
22 janeiro, 2011 às 1:19 am
Ricardo Teixeira
Oi Antonio Fumar cinco traz menos risco do que 20 ou 40. Mas o risco ainda existe. Programe a retirada total do cigarro. Sucesso!