Pesquisa recém-publicada no jornal Alcohol and Alcoholism demonstra pela primeira vez que filmes e propagandas de TV em que personagens tomam bebidas alcoólicas estimulam imediatamente o consumo de álcool de quem está assistindo.
Cientistas canadenses e holandeses conduziram um experimento com 80 estudantes universitários do sexo masculino que foram divididos em quatro grupos. Um dos grupos assistiu a um filme com intensa aparição de bebidas alcoólicas incluindo intervalos com propaganda de bebida alcoólica. Outro grupo assistiu ao mesmo filme sem propagandas de bebidas alcoólicas. Dois outros grupos assistiram a um filme com pouquíssimas imagens de bebidas alcoólicas e intervalos com ou sem propaganda de bebida alcoólica.
Os voluntários assistiram aos filmes em companhia de amigos e com acesso livre a uma geladeira com bebidas alcoólicas e não alcoólicas, na tentativa de reproduzir as condições em que as pessoas assistem TV em casa. Os voluntários que assistiram a filmes com conteúdo de bebida alcoólica serviram-se de 1.5 copos a mais de cerveja ou vinho do que aqueles que assistiram filmes sem esse conteúdo num período de uma hora. Os resultados sugerem que o efeito do conteúdo de álcool na TV não só é capaz de aumentar o consumo de álcool na próxima vez que o indivíduo for ao supermercado, mas pode também estimular o consumo de álcool imediatamente.
A publicidade de cigarros já é proibida em vários países. No caso do álcool, se esses resultados forem confirmados por novos estudos, deverão servir de apoio a implantação de políticas públicas de restrição da publicidade do álcool na TV.
2 comentários
10 março, 2009 às 8:16 pm
Erika Santiago
Olá Dr Ricardo, tudo bem? Achei o seu blog nos sites de pesquisas e achei bastante interessante tanto os temas abordados, quanto sua interação com os demais esclarecendo dúvidas e etc.
Estou concluindo agora em junho o curso de Enfermagem e minha monografia é sobre Aneurisma Cerebral e suas técnicas de tratamento. Gostaria muito de receber materiais por e-mail, principalmente sobre a tecnica de embolização endovascular, que tem sido cada vez mais reconhecida, porém infelizmente não é algo que encontro em literaturas. Gostaria de saber mais sobre as técnicas, materiais, entender sobre os passos do procedimento, complicações e cuidados intraoperatórios. Se puder me auxiliar ficarei imensamente grata. Agradeço antecipadamente, Érika Santiago
10 março, 2009 às 8:26 pm
Ricardo Teixeira
Olá Erika.
Sugiro que você envie um email para o Dr. Valerio Ferreira com essa mesma solicitação. Ele tem rico material sobre o assunto e certamente vai poder te ajudar –
vaf2@terra.com.br
vaf2@uol.com.br