É difícil pensar em alguém que não se sinta bem após uma sessão de gargalhadas. Mas será que além do bem estar que o riso provoca, ele realmente faz bem à saúde? O velho ditado de que rir é o melhor remédio tem algum fundamento? O riso é uma função exclusiva da espécie humana, tem sua razão de existir do ponto de vista evolutivo e existem até áreas cerebrais que quando estimuladas são capazes de produzir uma gargalhada.
As principais pesquisas dos efeitos do riso sobre a saúde concentram-se nos sistemas cardiovascular, imunológico e na percepção de dor. Os resultados até o momento são convidativos para passarmos os dias dando risada.
Clique aqui e leia o artigo na íntegra.
8 comentários
17 dezembro, 2011 às 8:04 pm
Altamente Meu! – Altamente meu!
[…] https://consciencianodiaadia.com/2009/03/09/rir-faz-bem-mesmo-a-saude/ […]
4 dezembro, 2011 às 3:50 am
Livia Vieira
Estou amando tudo q aprendo aqui. Parabéns!
6 dezembro, 2011 às 10:27 pm
Ricardo Teixeira
Obrigado Lívia
13 abril, 2011 às 5:00 pm
Fabiana
Tenho 33 anos e posso contar nos dedos de uma mão as vezes que tive dor de cabeça ou gripe. Nunca fico doente tenho uma saúde impecável e desconfio que é pq dou gargalhadas de tudo! Tudo mesmo. Não sei rir baixo ou disfarçar o riso… As vezes até passo por mal educada mas eu dou grandes gargalhadas sempre, é espontâneo. Acho que essa teoria é muito certa!
18 abril, 2011 às 2:00 am
Ricardo Teixeira
Que coisa boa Fabiana!!
20 abril, 2010 às 5:49 pm
Brian Coimbra
Olá, gostei muito do artigo, parabéns, muito bom, bem pesquisado, legal demais! tenho um blog com o mesmo assunto, se chama RIR FAZ BEMA SAÚDE é especificado em piadas, muito humor, fiz pensando nisso. Um abraço, espero que você visite meu blog, comente!
rir-faz-bem-a-saude.blogspot.com/
29 novembro, 2009 às 6:54 am
Skullmann
Se rir faz bem a saúde especificamente não posso provar, mas o riso faz bem a pessoa como um todo, e afora um caso de hepatite grave, acho, ou coisa parecida, em que o individuo não possa se mexer (ao menos dizem), acho que não tem contra-indicação.
29 novembro, 2009 às 4:19 pm
Ricardo Teixeira
Olá Skullmann
É difícil enumerar situações de saúde em que o riso deva ser contra-indicado.