Uma nova pesquisa publicada no Journal of Psychiatric Research confirma que a maconha pode danificar o cérebro. Pesquisadores encontraram alterações estruturais no cérebro de usuários de maconha, especialmente em áreas que fazem conexões de importantes funções, tais como memória, atenção, capacidade de decisão, linguagem e funções executivas.
Usuários de maconha com uma média de idade de 19 anos e internados numa clínica de tratamento de dependência a drogas foram submetidos a técnicas especiais de Ressonância Magnética e os resultados foram comparados a um grupo controle sem história de consumo regular de maconha, álcool ou qualquer outra droga. O grupo de usuários de maconha consumia a droga desde os 13 anos até os 18-19 anos, e numa quantidade de cerca de seis “baseados” diários no ultimo ano anterior à suspensão da droga.
As alterações estruturais encontradas indicam danos no componente de mielina do cérebro, que pode ser comparada a uma capa que envolve as ramificações dos neurônios e que potencializa a velocidade dos impulsos nervosos. O estudo não é definitivo, mas é concordante com estudos anteriores que já haviam demonstrado que o consumo de maconha está associado a redução do volume de estruturas cerebrais associadas à memória e às emoções.
Esse mesmo grupo de pesquisadores já havia demonstrado que a adolescência ainda é um período de maturação das estruturas cerebrais e que por isso deve ser vista como uma fase da vida de maior vulnerabilidade a insultos cerebrais, como é o caso de substâncias neurotóxicas. Estudos também têm demonstrado que o uso de maconha na adolescência aumenta o risco de transtornos psiquiátricos na vida adulta.
7 comentários
1 maio, 2012 às 2:21 am
kae mendes
LEGALIZE !
1 maio, 2012 às 2:20 am
kae mendes
cálcônamo ( cheirador de cocaína ) esses também podem se complicar.
tabagistas fumadores de cigarro tradicional. nicotina, alcatrão, monóxido de carbono. cachaça, crack, lança perfume, heroína, loló, LSD, ecstasy, ácido, até viciado em COLA ! todos esses com certeza vão se complicar. agora o maconheiro puro, estilo bob marley, que cultiva a paz. esse sim não vai se complicar. ao menos se for mente fraca. fume maconha mas nao fume cigarro
1 maio, 2012 às 2:15 am
kae mendes
acredito q a pessoa q fuma crack se vicie gravemente, mas um baseado?
cai entre nós. quem se descontrola com maconha se descontrola com video game. tem um amigo meu que falta a escola pra jogar GTA san andreas. já faltou o trabalho também ! isso é que é vício ! e como faz mal a vida desse cara.
20 abril, 2009 às 4:28 am
Plinio
Depressão? Você utilizou maconha a ponto de entrar em depressão leonardo?
23 agosto, 2011 às 5:43 am
kae mendes
depressao? q porra é essa? quem faz minha mente sou eu e naum a maconha; fumo todo dia. to nem ai; nunca me atrapalhou; e nunca vai me atrapalhar. por q um cara malandro é um cara malandro; um maluco doente é outra coisa!! fuma e esquece porra. naum consegue? entaum naum devia fumar; por q quem naum tem força de vontade meu amigo ta fudido; vai ficar alienado.kkkkkkkkkkkkk por um baseado; kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
23 agosto, 2011 às 10:18 am
Leonardo Fontenelle
Plínio, não sei de onde você tirou essa pergunta. Eu nunca disse que usei maconha. Eu citei um artigo publicado pela BBC, artigo esse que comenta pesquisas científicas ligando depressão e esquizofrenia ao uso da maconha. Talvez você também queira ler:
.7 fevereiro, 2009 às 12:26 am
Leonardo Fontenelle
Vale lembrar que o uso de maconha aumenta o risco do adolescente desenvolver depressão e/ou esquizofrenia.