Hoje é o dia mundial de luta contra o tabaco. Um elegante estudo publicado há uma semana no respeitado periódico New England Journal of Medicine mostra que a atitude individual de parar de fumar cria uma onda de influência sobre as outras pessoas de seu convívio em parar de fumar também.
Cerca de 60 mil pessoas foram acompanhadas pelo famoso estudo de Framingham durante 32 anos e avaliados periodicamente quanto ao hábito de fumar. Quando um dos membros de um casal pára de fumar, o outro tem uma chance 67% maior de parar também. O indivíduo tem 25% mais chances de parar quando um irmão/ irmã também pára, 36% mais chance quando um amigo pára, 34% mais chance quando um colega de trabalho pára.
É isso aí. Fumar não é problema só de quem fuma. Não é só o problema do fumo passivo, mas continuar fumando reduz a chance das pessoas próximas conseguirem parar de fumar.
3 comentários
18 fevereiro, 2009 às 7:29 pm
A popularidade também está no DNA. «
[…] Ao parar de fumar o indivíduo influencia sua rede de relacionamentos a parar de fumar também […]
3 junho, 2008 às 3:12 pm
drricardoteixeira
Prezada Rose,
Temos hoje diferentes estratégias que podem aumentar as chances do indivíduo parar de fumar. Quanto aos antidepressivos, além da Bupropiona, a medicação mais estudada é a Nortriptilina que infelizmente também tem boa chance de ganho ponderal. Mais recentemente temos a Vareniclina que por si só não costuma provocar aumenta do peso, mas deve-se ter consciência que a própria interrupção do cigarro pode levar ao ganho ponderal por reações neuro-endócrinas. As terapias de reposição de nicotina (comprimidos , chicletes, adesivos) também têm eficácia comprovada.
Exercício físico tem efeito na redução dos sintomas de abstinência e é recomendado.
3 junho, 2008 às 11:55 am
Rose Mary Stangler
Já parei de fumar por 8 anos, período 1993 a 2000, depois por besteira voltei a fumar, hoje tenho receio em parar pois na primeira vez engordei 23 quilos, gostaria de saber se tem algum medicamento para ajudar a não engordar.Já tentei tomar ziban…dá uma choradeira e falta de apetite total…mandem-me algo novoque poderia tentar
Obrigada
Rose