.

Os homens devem pensar duas vezes antes de se vestir de vermelho. Esta é uma cor que transparece um ar de agressividade de acordo com uma pesquisa publicada recentemente no periódico Biolgy Letters por pesquisadores ingleses da Universidade de Durham  .

Existem situações, como uma entrevista de emprego, em que a roupa vermelha pode ser uma faca de dois gumes. O vermelho passa a imagem de maior agressividade, dá a impressão de que a pessoa é mais competitiva e em algumas situações é o que se espera do entrevistado. Por outro lado, quando se espera um perfil colaborativo, o vermelho pode ser um tiro no pé.

Vermelho é um sinal que sinaliza agressividade e perfil de dominador entre os animais. Devemos ter herdado isso dos nossos ancestrais. Os humanos ficam com a face ruborizada quando têm a experiência de raiva. Esse grupo de pesquisadores já havia demonstrado a influência da cor vermelha em times esportivos, sendo um fator de intimidação nos oponentes. Chegam até a propor aos cartolas que criem regulamentos para banir o vermelho dos uniformes, evitando vantagens pela cor do uniforme.

Os pesquisadores analisaram a impressão que mulheres tinham de 50 diferentes homens, através de imagens manipuladas digitalmente em que se mudava a cor das camisetas. Os homens com camiseta vermelha foram considerados mais agressivos e dominadores do que os vestidos de azul ou cinza. Além disso, a expressão facial dos homens de vermelho foi classificada mais frequentemente como brava. As outras duas opções de classificação eram amedrontada e neutra.

Não temos ainda resultados da impressão dos homens sobre mulheres de vermelho, mas não tenho muitas dúvidas de que deva ser bem diferente.

Anúncios