opinioes_1.jpg

 

 

Todo mundo quer poder dizer que tem livre arbítrio, mas é inegável a influência que a opinião das outras pessoas exerce sobre nossos julgamentos. Entretanto, a opinião dos outros parece que tem prazo de validade. Uma pesquisa recém-publicada nas prestigiada revista Psychological Science mostra que as pessoas realmente tem uma tendência a alinhar as opiniões com a do grupo., mas isso não dura mais que três dias.

 

Pesquisadores chineses mostraram isso em laboratório. Eles recrutaram voluntários, homes e mulheres com média de idade de 22 anos, que tinham que avaliar 280 fotografias de chinesas jovens e pontuar o quanto eram atraentes. Após cada pontuação, eles recebiam a pontuação média de 200 outras pessoas, ora semelhante à própria pontuação, ora maior e ora menor.  

 

Os voluntários voltavam ao laboratório para avaliar as fotografias após um dia, três dias, sete dias e três meses. A opinião do grupo levava a uma mudança de pontuação, mas só nos primeiros três dias. Depois a influencia do grupo não existiu mais.

 

Anúncios