Um estudo publicado esta semana pelo periódico oficial da Academia Americana de Neurologia revela que as crianças com diagnóstico de enxaqueca têm uma chance 30% maior de ter um rendimento escolar abaixo da média.
Foram estudados mais de cinco mil brasileirinhos de 18 diferentes estados com idades entre cinco e 12 anos. Os professores dessas crianças responderam a um questionário que contemplava o desempenho acadêmico dos alunos e a identificação de problemas emocionais e do comportamento. Os pais também respondiam questões relacionadas ao histórico de dores de cabeça e outros antecedentes patológicos dos filhos.
Quase um quarto das crianças apresentava dores de cabeça com características de enxaqueca e a associação entre as dores de cabeça e pior desempenho escolar foi ainda mais forte entre as crianças com crises mais fortes e mais freqüentes, assim como naquelas que tinham mais problemas de comportamento. O pesquisador Marcelo Bigal, brasileiro radicado nos EUA e um dos autores do estudo, dá o recado que enxaqueca é coisa séria e freqüente entre as crianças e por isso merece toda a atenção por parte dos pais e professores.
2 comentários
5 novembro, 2012 às 1:06 pm
Rita de Cassia Rissoli
Minha filha tem 15 anos e sofreu 4 meses com uma enxaqueca diaria. Consultamos varios medicos de diferentes especialidades, somente quando ela comecou com desconforto abdominal fomos a um gastro e ele descobriu que ela tem INTOLERANCIA A LACTOSE. Ela fez uma dieta, cortando todos os alimentos que contem leite e seus derivados, demorou aproximadamente 3 semanas para a enxaqueca passar. Deixo meu recado para alertar outras pessoas que as vezes a dor de cabeca é sintoma de outra doenca.
6 novembro, 2012 às 12:27 am
Ricardo Teixeira
Existem uma série de alimentos que podem desencadear crises de enxaqueca, mas a maioria daqueles que sofrem de enxaqueca não têm essa sensibilidade. Vale a pena conhecer os alimentos mais frequentemente envolvidos – \vhttps://consciencianodiaadia.com/2008/07/22/dieta-para-enxaqueca-sem-exageros-ou-receitas-prontas/