Uma pesquisa publicada hoje pelo periódico Archives of Internal Medicine demonstrou que mulheres que consomem café regularmente têm menos chance de apresentar depressão.
O estudo envolveu mais de 50 mil mulheres com uma média de idade de 63 anos e que foram acompanhadas por 10 anos. Ao final do estudo, 2607 casos de depressão foram identificados e as mulheres que consumiam café cafeinado com maior freqüência apresentaram um menor risco de desenvolver a doença. Esse mesmo efeito não foi observado no caso do café descafeinado.
A cafeína é o estimulante do sistema nervoso central mais consumido em todo o mundo e em 80% das vezes é na forma de café. Alguns poucos estudos já haviam demonstrado esse componente protetor do café contra a depressão, incluindo um estudo de acompanhamento prospectivo entre homens.
Mais um gol a favor do café. Algum gol contra? Café não é recomendado às grávidas e àqueles em que a bebida não cai bem no estômago. Além disso, muitas pessoas não conseguem dormir direito se tomarem uma xícara após certa hora da tarde.
1 comentário
29 outubro, 2011 às 3:21 pm
Adriana
Tenho 40 anos, sempre tomei café puro, desde criança, meus pais não nos davam achocolatado, como faço com meus 02 filhos, e, fui aposentada por invalidez, por sofrer de depressão (CID 32.3) e TPB (transtorno de personalidade borderline), sou viciada em café.
Adriana