Quem tem enxaqueca nem sempre tem convicção de que a dor de cabeça é apenas uma das manifestações do problema. Essas pessoas têm mais chance de apresentar transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade, sintomas do labirinto, entre outras manifestações clínicas. Já há evidências também de que o sono das pessoas com enxaqueca é menos eficiente e uma pesquisa publicada na última edição do periódico especializado Journal of Neurology Neurosurgery and Psychiatry demonstra que a síndrome das pernas inquietas é um dos componentes que pode atrapalhar o sono de quem sofre de enxaqueca.
Essa síndrome é caracterizada por uma sensação de incômodo nas pernas, ou até mesmo nos braços, que provoca uma vontade irresistível de mexê-las. O problema afeta entre 5 a 15% da população geral e os sintomas são piores quando a pessoa se deita para descansar. Isso pode levar a uma piora da qualidade do sono, e para quem tem enxaqueca, esse é um fator que tem o potencial de piorar as crises de dor.
O presente estudo demonstrou que a síndrome das pernas inquietas é mais freqüente entre indivíduos com diagnóstico de enxaqueca (11.4%) do que em outros tipos de dor de cabeça. Além disso, os indivíduos com enxaqueca e síndrome das pernas inquietas apresentavam sintomas de enxaqueca mais severos. A causa dessa associação entre as duas condições? Uma forte hipótese é que ambas dividem a mesma herança genética que promove uma disfunção do sistema do neurotransmissor dopamina.
7 comentários
2 março, 2012 às 7:40 pm
Kamilla Mello
Drº. Boa Tarde. Sofro de enxaqueca cronica,tenho 20 anos. Tenho algumas duvidas:
1º Dor de cabeça mata?
2º Caso os procedimentos de acupunturas, remédios, não derem jeito o que devo fazer? Vou ter que conviver o resto da vida com dores?
3º Sinto formigamento no braço esquerdo, nos pés, e uns beliscões do braço esquerdo, formigamento no lado do peito esquerdo e tonturas constantes, fiz tomografia mas não houve alterações. Como a tomografia não houve alteração, o que o Sr. sugere? e se isso é normal pra quem tem Enxaqueca?
Obrigada!
3 março, 2012 às 12:56 am
Ricardo Teixeira
Existem inúmeras causas de dor de cabeça. Se você estiver falando de enxaqueca, nãoprecisa ficar preocupada com morte. O tratamento normalmente é eficaz. Tomografia é normal em quem tem só enxaqueca.
23 agosto, 2010 às 10:06 pm
Renata Gonçalves
Doutor, tive Ca de mama, fiz a cirurgia há 3 anos e hoje tomo o citrato de tamoxifeno por 5 anos. Meu giniciologista receitou para minha TPM o medicamento DIELOFT TPM 50MG.
Mesmo tendo tido ca de mama posso tomar este medicamento? Ele é hormônio? Porque até onde sei não posso tomar nenhum tipo de hormônio devido a doença que tive. Grata
29 agosto, 2010 às 4:01 am
Ricardo Teixeira
Cara Renata
A sertralina não é hormonio , mas um antidepressivo da mesa família do famoso prozac. Se seu médico lhe receitou a medicação, é porque ele julga que está bem indicado. Não conheço incompatibilidade da medicação com o seu diagnóstico.
6 julho, 2010 às 9:45 pm
Ruby Roque
como eu entendo este «post», Eu sou de portugal, Lisboa, e sofro de enxaqueca desde a puberdade, aos 25 anos, começaram a piorar muito, percorri todos os melhores neurologistas .. desde topamax, anti-depressivos..sei lá.. tomei tumo e mais alguma coisa… no inicio estava a funcionar mas depois… passado uns 2 meses voltavam e pior..
Comecei a ter ansiedade do nada e ataques de panico, mais medicação, sertralina e alprazolam, melhorei, mas as dores de cabeça ainda apareciam pelo menos 2 vezes por semana… e por vezes eram 3 dias seguidos..
Eu fiquei farta.. comecei a fazer desmame do alprazolam, e já não o tomo, agora estou a fazer desmame da sertralina .. Ando é muito enjoada , e com tonturas… presumo que seja do desmame da sertralina.
o mais interessante é que comecei a tomar uns comprimidos da ervanaria de matricaria 3 vezes ao dia… e passado 4 meses as crises diminuíram imenso, continuo a tomar o maxalt 10 mg quando aparece alguma crise.
Mas em geral .. de tanto químico nada ajudou.. e uma planta está a ajudar muito mais..
Ainda sofro de muita ansiedade e algum medo de sair e ter um ataque de panico… mas tento enfrentar apesar dos enjoos e tonturas..
🙂
Obrigado
Adorei o teu Blog.
11 julho, 2010 às 12:38 am
Ricardo Teixeira
Oi Ruby,
E PSICOTERAPIA , HEIN ?? Ela poderia lhe ajudar muito.
14 maio, 2010 às 11:42 pm
Leonardo Fontenelle
Muito interessante a descoberta. O sistema nervoso ainda nos reserva muitas surpresas!