Apesar da maioria das pessoas que sofre de enxaqueca costumar ter uma ou duas crises de dor de cabeça por mês, a cada ano, cerca de 15% delas passam a apresentar crises quase diárias. Quando as crises ultrapassam a marca de mais de 15 crises mensais por três meses consecutivos, a enxaqueca deixa de ser classificada como enxaqueca episódica e passa a ser chamada de enxaqueca crônica. Uma pesquisa publicada na última edição do periódico Journal of Neurology Neurosurgery and Psychiatry reforça o conceito já bem reconhecido pela literatura médica de que a enxaqueca crônica é um problema que vai muito além das dores de cabeça.
Foram estudados mais de 12 mil americanos com o diagnóstico de enxaqueca, cerca de 80% do sexo feminino. Os indivíduos com enxaqueca crônica apresentaram indicadores de saúde piores do que aqueles com a forma episódica: tinham mais depressão, ansiedade, dor crônica, bronquite e asma, hipertensão arterial, diabetes, obesidade, e maior risco de doença coronariana e derrame cerebral. Além disso, os portadores de enxaqueca crônica apresentavam mais problemas no trabalho como o absenteísmo, uma maior chance de estarem desempregados e ainda uma menor renda familiar. Estudos anteriores já haviam evidenciado que os portadores de enxaqueca crônica têm menor produtividade no trabalho e menor qualidade de vida em família.
A Organização Mundial da Saúde classifica a enxaqueca como a 19ª doença que mais leva à incapacidade funcional. No caso da mulher, ela fica em 12º lugar. Apesar do enorme impacto que a doença tem sobre a vida da população, apenas uma minoria é diagnosticada corretamente e recebe tratamento apropriado. Um amplo trabalho de conscientização dessa importante condição clínica voltado tanto aos pacientes como aos médicos é fundamental para mudar esse cenário.
29 comentários
4 novembro, 2013 às 3:28 am
selma kzam
tenho enxaqueca é terrivel quando ela vem costumar permanecer por dias é uma dor quem tem sabe e nem pede pra ninguem ja tomei medicaçao de depressao nada medicamentos controlado para exaqueca nada ,a enxaqueca pode aliviar mas a monha continuo tendo mts dores,,,,,,,,,,,,
26 maio, 2013 às 7:13 pm
Sherida Nóbrega
Oi me chamo Sherida, tenho Enxaqueca Crônica há 13 anos, sou Engenheira Civil e já perdi todos os meus empregos, por causa da dor diária e constante. Já fui operada do trigêmeo e só resolveu uma parte da dor, digamos 20%. Hoje estou em tratamento com Topiramato, Pondera, Propanolol e Queropax … mesmo com isso tudo, naõ deixo de ter dor de cabeça todos os dias. Gostaria de obter um atestado do governo como invalida, já que não posso trabalhar. Ou melhor, não posso muita coisa, minha vida mudou por completo. Tenho 40 anos e nem vida afetiva não tenho. O que posso fazer que ainda não tenha feito?
Obrigada,
Sherida Nóbrega
5 junho, 2013 às 1:37 am
Ricardo Teixeira
Sherida
Veja o manual do usuário do blog.
Manual do usuário
O conteúdo do blog destina-se apenas a informar/complementar e nunca a substituir o diagnóstico / conselho médico. Questões pessoais de saúde devem ser discutidas pessoalmente com o médico, e espero que o ConsCiência no Dia-a-Dia possa incrementar seu repertório para tirar o melhor proveito desse encontro. Devo seguir as recomendações do Conselho Federal de Medicina de não dar qualquer tipo de diagnóstico ou orientação terapêutica por via eletrônica
14 março, 2013 às 8:18 pm
Juliana
Sentia muita dor na cabeça todos os dias 24 horas por dia,nauseas,mal estar,fiz vários esames e minha neurologista disse que eu tinha enxaqueca crônica, depois percebi que tava com depressão,é terrivel…mas graças a Deus depois de meses estou melhorando,tô tomando anti-depressivo. O importante é não se entregar a dor e buscar ajuda médica!
14 março, 2013 às 8:15 pm
Juliana
Sentia muita dor na cabeça todos os dias 24 horas por dia,nauseas,mal estar,fiz varios esames e minha neurologista disse que eu tinha enxaqueca crônica, depois percebi que tava com depressão,é terrivel…mas graças a Deus depois de meses estou melhorando,tô tomando anti-depressivo!
12 março, 2013 às 4:28 pm
Valeria Sales
Ola Ricardo bom dia, meu nome e Valeria, tenho enxaqueca desde criança, porem percebo que com o passar do anos vem se intensificando e na atualidade fui classificada pelo ultimo medico que me atendeu como “cronica”, devido a periodicidade, que tenho crise de uma a duas vezes por semana.
Por muito tempo tomei analgésicos convencionais, porem em uma visita a um pronto socorro, por dores muito fortes um medico me receitou “topiramato”, 25 mL, percebi que deu uma amenizada nas crises por um período, porem quando tenho ela vem com maior intensidade de dor, e com outras reações, como por exemplo, fortes ânsia de vômitos e crises de choro. Gostaria de pedir sua opinião sobre dois fatores, quero iniciar um tratamento serio, pois, ate agora recorri apenas a pronto socorro, nos momentos de crise.
Qual o profissional indicado nesse caso especifico?
A outra opinião e devo aumentar a quantidade de ML do Amato, uma vez que o de 25mL, deu uma boa amenizada?
21 março, 2013 às 11:44 am
Ricardo Teixeira
Você deve procurar um neurologista clínico. A princípio sua medicação está bem indicada , mas a dose precisa ser aumentada após orientação do neurologista
26 janeiro, 2013 às 7:18 pm
maria
tenho enchaqueca cronica a 04 anos tomo topiramato, que meu neurologista passou e não esta resolvendo o meu problema o que devo fazer, não consego dormir se deitar a cabeça vai dar impresão que vai partir no meio.
5 fevereiro, 2013 às 2:01 am
Ricardo Teixeira
Procure seu médico e rediscuta o tratamento
28 novembro, 2012 às 4:26 pm
Lucimeire
tenho enxaqueca cronica é terrivel a dor de cabeça tenho a impressão que meu cerebro ta enxado de tanta dor e meu rosto fica inxado do lado que esta doendo o que fazer se tomo remedio e nao resolver tomo mais dois mais nada de resolver
31 julho, 2012 às 6:09 pm
Priscila
Meu namorado tem fortes dores de cabeça todos os dias, e descobri a pouco tempo que ele tem enxaqueca cronica e perguntei a ele se tinha tratamento, ele disse que teria que tomar remédios durante 2 anos e durante o processo deixar de toma bebida alcoolica e cafeina, e que por isso nãao iria fazer o tratamento agora ! Estou preocupada, e queria saber se as enxaquecas dele podem piorar se ele nãao se tratar logo ??
22 agosto, 2012 às 10:05 pm
Ricardo Teixeira
O tratamento pode durar seis meses e a questão de evitação de álcool e cafeína pode seguir as recomendações abaixo https://consciencianodiaadia.com/2008/07/22/dieta-para-enxaqueca-sem-exageros-ou-receitas-prontas/
3 junho, 2012 às 10:31 pm
Josileide Holanda
Oi,Ricardo.Me chamo Josi,tenho 26 anos e apresentei a 1ª crise de enxaqueca aos 11.No início,era só vomitar q melhorava.O quadro se agravou nos últimos anos.Procurei ajuda médica e todos falam a mesma coisa:tem tratamento,mas ñ tem cura.Já fiz tratamentos com tantos remédios q nem lembro o nome de todos.Entre eles:CEFALIV,AMITRIPTILINA,PROPRANOLOL,PREDNISOLONA,SUMAX(esse quase me mata com falta de ar.O neurologista mandou parar).O último tratamento foi com CLORIDRATO DE FLUOXETINA.Fiz o tratamento por 4 meses.As crises diminuíram,mas a intensidade da dor aumentou.Há cerca de três meses interrompi o tratamento.Abandonei emprego,faculdade…O q faço?Só vejo a morte como saída.Não tô mais aguentando.me ajude,por favor!!!
11 junho, 2012 às 5:44 pm
Ricardo Teixeira
Não deixe de persisitir no tratamento. Medicações devem ser usadas, mas outros caminhos como por ex. psicoterpia parecem ser valiosos
26 abril, 2012 às 8:27 pm
manilma ramos
Olá Ricardo.Tenho enxaqueca com aurea há uns 15 anos.Hoje tenho 35 anos,e evoluiu para uma enxaqueca cronica.Ja passei por diversos neurologistas,fiz varios exames,tomografias/ultrasson da tiroide,etc,Foi indicado um tratamento com Amato,que não fez efeito algum.Agora o neurologista que passo atualmente me indicou um antidepressivo amitriptilina.Gostaria de saber sua opnião sobre a medicação.
2 maio, 2012 às 1:57 am
Ricardo Teixeira
É uma das medicações para o tto profilático da enxaqueca. Boa medicação para quem não sofre com seus efeitos colaterais.
15 março, 2012 às 8:23 pm
sara
meu nome é Sara sofre de enxaquecas não sei mais oq faço,e tem dias que fico quase uma semana…que não tem remédio que passe…já passei nos nerologista,oq posso fazer melhorar essa dor horrivel…
18 março, 2012 às 1:42 am
Ricardo Teixeira
Discuta com seu neurologista se você tem indicação de umtratamento para prevenção das crises
2 março, 2012 às 2:10 pm
Kamilla Mello
Oi, me chamo Kamilla, tenho 20 anos, tenho enxaqueca cronica.
A minha duvida é a seguinte: “Se os remedios não fizerem mais efeitos, e assim mesmo os procedimentos, como acunputuras . . . e a dor persistir, o que devo fazer? Vou passar o resto da minha vida com dor?
Tenho outra duvida: “Dor de cabeça mata? /mesmo exames como
tomografia dando negativo para alterações.
Obrigada!
28 janeiro, 2012 às 5:06 pm
Anelly Cristina
eu sofro de enxaqueca cronica,antes tinha duas crises hj tenho quase todos os dias,chego a passa 15 dias de atestado em casa pelos medicos,meu grande medo ér ficar desenpregada por favor ,alguem pode mim ajudar com alguma sujestao.Tenho 38 anos e Trabalho como Operadora De Caixa,de um Supermercado muito bom , conhecido como Bemais Supermercado,localizado em joão pessoa-pb,graças a deus tenho uma otima gerente,pois ela é muito humana, e entendi a minha
situaçao,aguardo alguma ajuda.
30 janeiro, 2012 às 10:49 pm
Ricardo Teixeira
Crises diárias podem realmente atrapalharmuito sua vida. Procure um médico, se possível um neurologista para iniciar um tratamento.
4 novembro, 2011 às 5:47 pm
Giselle
Oi, tenho 23 anos tenho enxaqueca desde os 17, essas são informações importantes!
A dor que sinto na cabeça só passa quando vomito…
É muito desagradável.
Já me disseram que café e chocolate são prejudiciais pra quem sofre de enxaqueca, isso é verdade?
tem algum tipo de alimentação melhorada que eu possa me adaptar pra evitar essas dores de cabeça fortíssimas????
OBS: FUI A UM DETERMINADO MÉDICO QUE, SÓ EM ME OUVIR RELATAR O QUANDO DOE MINHA CABEÇA QUANDO ESTOU COM CRISE DE ENXAQUECA, ELE ME RECEITOU 3 Remédios CONTROLADOS!!!! eu não comprei os remédios e nem voltei pra saber o que ele iria dizer depois de vê os exames que pediu. sem vê os exames ele passou isso tudo imagine depois!!!
EU DESPERDICEI UM BOM MÉDICO OU ME LIVREI DE UM LOUCO???
Desde já agradeço!
Abraço.
13 novembro, 2011 às 2:32 am
Ricardo Teixeira
A prevenção das cries de enxaqueca pode ser feita com apenas uma medicação. Acombinção de medicações geralemte é feita em casos selecionados que não responderam ao tratamento com apenas uma medicação
24 outubro, 2011 às 2:39 am
guilherme
olá, minha namorada sofre de enxaqueca cronica, e o medico que ela frequenta entope-a de medicamento, o qual ja estao perdendo o efeito!!! estou muito preocupado com isso, hoje ela ja toma 2 comprimidos por dia, isso em menos de um ano desde o inicio do tratamento, se continuar assim em 3 anos ela terá de tomar 6 comprimidos por dia! gostaria de saber se existe um tratamento eficaz contra a cefaleia cronica, um tratamento serio! nao precisa ser no brasil, nos eua ou na china… quero saber disso, porque nao aguento ver o medico dela passando mil remedios… obrigado
2 novembro, 2011 às 11:20 pm
Ricardo Teixeira
Medicações podem ajudar bastante, mas há várias outras opções como acupuntura, meditação, toxina botulínica, etc
22 outubro, 2011 às 2:54 pm
dayane
ola bom dia .meu nome dayane eu tenho dor de cabeça todos os dias isso e normal
24 outubro, 2011 às 12:58 am
Ricardo Teixeira
não é normal!
20 setembro, 2011 às 1:40 pm
Taiala Santana Oliveira
Olá. Tenho 19 anos e sofro de enxaqueca crônica desde a infância, muitas vezes chego a passar mais de 3 dias na cama por não conseguir levantar por conta das dores que passo . Já passei por vários médicos e não consigo resolver. O que posso fazer?
23 setembro, 2011 às 11:49 pm
Ricardo Teixeira
Marque uma consulta com um neurologista clínico e explique sua situação