Não é à toa que a cafeína é o estimulante cerebral mais frequentemente consumido no mundo, pois ela é capaz de provocar bem estar, aumentar o nível de alerta, energia e sociabilidade. A relação entre a cafeína e a dor de cabeça pode ser vista como uma faca com muito mais de dois gumes. De um lado estão as pessoas que têm dores de cabeça precipitadas pela cafeína. A substância também é capaz de aliviar uma crise de enxaqueca, tanto é que muitas das medicações para essa doença têm cafeína em sua composição. Além disso, para quem usa cafeína diariamente, sua abstinência súbita pode causar crises de dor de cabeça. Um estudo publicado recentemente pelo periódico Journal of Headache and Pain confirma que o excesso de cafeína pode tanto melhorar como piorar as crises de dor de cabeça. O estudo foi conduzido na Noruega e envolveu mais de 50 mil pessoas que tinham o consumo médio de cafeína de 420mg/dia, o que significa umas quatro xícaras de café expresso. Cerca de 40% das pessoas estudadas relatou ter apresentado dor de cabeça no último ano e aquelas que consumiam mais cafeína tiveram maior chance de apresentar crises de dor. Por outro lado, cerca de 1% das pessoas apresentou crises por mais de 14 dias durante o mês, e esse risco de alta freqüência de dor de cabeça foi menor entre aqueles que consumiam mais cafeína. Os resultados sugerem que, para as pessoas que têm crises pouco freqüentes, o excesso de cafeína pode atrapalhar, e já para quem tem alta freqüência de crises, a cafeína pode até ajudar. Esses resultados não são definitivos e o que se pode recomendar por enquanto para quem sofre de dor de cabeça é que não se deve abusar da cafeína, especialmente nos casos de enxaqueca. Outra recomendação é que não se deve proibir seu uso de forma indiscriminada, exceto nos casos em que a pessoa percebe que basta tomar uma dose que a dor de cabeça aparece. No caso das pessoas que usam muita cafeína, essas não devem parar seu uso subitamente, pois isso pode causar dor de cabeça. . .
Acompanhe o quadro CUCA LEGAL com o Dr. Ricardo Teixeira na Rádio CBN Brasília às quartas-feiras no horário de 11:35h

Categorias
- !! ConsCiência no Dia-a-Dia !! (994)
- 'Neurônios Femininos (82)
- Alimentação & Saúde (165)
- Atividade Física & Lazer (104)
- Darwin Explica (58)
- Envelhecimento Cerebral (176)
- Enxaqueca & Afins (68)
- Equilíbrio Psíquico (243)
- Família (7)
- Família, Sociedade & Meio Ambiente (163)
- Jornalismo em Saúde (32)
- Mídia & Saúde das Crianças (58)
- Medicações & Agentes Tóxicos (133)
- Saúde da Mulher (80)
- Saúde Vascular (204)
- Sociedade & Meio Ambiente (9)
- Sono & Saúde (75)
- Trabalho & Saúde (34)
Blog Stats
- 2.965.512 hits
6 comentários
27 janeiro, 2010 às 8:57 pm
Luzia
Olá Dr Ricardo
Tive neném recentemente. Ando muito nervosa e estressada ultimamente. Gostaria de saber se eu posso tomar o calmante MARACUGINA ou qualquer outro por conta própria, mesmo amamentando um bebe de apenas 5 meses.
Obrigada !
30 janeiro, 2010 às 9:29 pm
Ricardo Teixeira
Oi Luzia
Infelizmente, por via eletrônica não podemos como médicos recomendar nem mesmo uma Maracujina.
26 janeiro, 2010 às 4:44 pm
Carolina
Olá Ricardo
Minha mãe teve nenem recentemente. Mas ela teve que quebrar a dieta com apenas 14 dias, tomava muita friagem, se estressava demais no trabalho e isso a deixava muito mal.
Ela reclamava de dor de cabeça mas não eram frequentes. Porém agora quatro meses depois as dores são muito frequentes, todos os dias praticamente.
Eu gostaria de saber se essa dor de cabeça que ela sente tem relação com a quebra da dieta?
31 janeiro, 2010 às 12:46 am
Ricardo Teixeira
Oi Carolina
A missão do projeto ConsCiência no Dia-a-Dia é a de ampliar a consciência pública das ciências em saúde e tem como objetivo principal a difusão das mais recentes publicações científicas em saúde que tenham impacto direto no dia-a-dia das pessoas, com linguagem acessível e forte enfoque na saúde preventiva.
Apesar de ser uma atividade MUITO PRAZEROSA para mim, infelizmente tive que tomar a decisão de não mais responder a posts que solicitam opiniões sobre problemas médicos pessoais, pelo simples fato de não mais conseguir manter o projeto e ainda responder a todas essas demandas. Questões pessoais de saúde devem ser discutidas pessoalmente com o médico, e espero que o ConsCiência no Dia-a-Dia possa incrementar seu repertório para tirar o melhor proveito desse encontro.
2 setembro, 2009 às 11:48 pm
Alexsandra
Ola Dr. Ricardo!
Tomo sibutramina para a perda de peso, mais ja apresentava sintomas de depressão, meu médico receitou a sertralina.
Gostaria de saber se tem algum problema se eu parar com a sibutramina e começar com a sertralina ou se tenho que dar algum intervalo entre os medicamentos.
Faço uso tambem do anticoncepcional unociclo, tera algum problema??
Obrigado!!
3 setembro, 2009 às 12:12 pm
Ricardo Teixeira
O~´a Alexsandra,
A princípio não há problema algum em parar um e logo começar o outro. Isso de uma forma geral, mas no seu caso específico as coisas podem ser diferentes e por isso é impossível e ilegal darmos esse tipo de opinião por via eletrônica.