É bem reconhecido que as estatinas são as medicações mais eficazes para reduzir os níveis de colesterol. Entretanto, até 10% das pessoas que usam essa classe de medicamentos pode apresentar fraqueza e dor muscular ao ponto de não suportar a continuidade de seu uso.
Arroz do fermento vermelho é o produto da levedura Monascus purpureus que cresce no arroz e é servido na culinária de alguns países asiáticos. Seu uso na China já havia sido registrado desde o ano 800 DC e era utilizado com fins terapêuticos, especialmente para problemas digestivos como diarréia e indigestão, problemas circulatórios, e para melhorar a saúde do estômago e do baço. Desde a década de 1970 já contamos com evidências de sua ação na redução dos níveis de colesterol e poderia ser uma saída para as pessoas que precisam baixar o colesterol, mas que não toleraram os efeitos colaterais das estatinas. Os princípios ativos responsáveis por sua ação terapêutica são formas naturais de estatinas (monacolinas), e teoricamente poderiam causar as mesmas dores musculares que seus equivalentes sintéticos.
Uma pesquisa recém-publicada pelo periódico científico Annals of Internal Medicine não só confirmou que o fitoterápico é capaz de reduzir os níveis de colesterol, mas que ele também é bem aceito por indivíduos que precisaram parar o uso de estatinas devido a dores musculares. Foram estudados sessenta e dois pacientes que interromperam o uso de estatinas por causa de dores musculares. Todos foram submetidos a um programa de educação alimentar e atividade física. Metade deles usou três cápsulas diárias de 600 mg de fermento de arroz vermelho por 24 semanas e a outra metade recebeu cápsulas de placebo. Aqueles que usaram o fitoterápico não apresentaram mais efeitos colaterais que o placebo e tiveram uma redução tanto nos níveis de colesterol total com também do LDL, o colesterol ruim.
Os resultados da pesquisa, apesar de não serem definitivos, são muito promissores. Os elevados níveis de colesterol são responsáveis por boa parte dos casos de infarto do coração e derrame cerebral e o arroz do fermento vermelho parece ser uma boa alternativa para quem que não tolera os efeitos colaterais das estatinas.
24 comentários
16 fevereiro, 2014 às 4:20 pm
Rosana
Tenho obtido ótimos resultados com o uso do monascus purpureus manipulado por uma farmácia de homeopatia e produtos naturais.
Segundo um cardiologista o medicamento do laboratorio Marjan não tem dado bons resultados para a redução do colesterol, comprovando o que disse acima Gerald. Quem me receitou foi uma médica que segue a homeopatia e a medicina chinesa.
14 março, 2013 às 8:08 pm
Ilka Schaupenlenher
Eu também estou com o colesterol LDL 135 e o cardiologista recomendou Rosuvastatina 10mg e eu não gostaria de usar devido aos efeitos colaterais. Segundo o cardio o meu colesterol esta alto devido a gordura no figado já que não tenho famíliares com problemas de colesterol.Vou procurar este arroz. Será que os cardiologista conhecem o Monascus Purpures??? Dizem tbem que a Pholia negra é uma boa opção, ajuda a queimar as gorduras viserais.
Obrigado, muitíssimo obrigada,
Ilka
21 março, 2013 às 11:39 am
Ricardo Teixeira
Ilka
Uma consulta com um nutricionista ou nutrólogo pode ser uma boa opção.
6 fevereiro, 2013 às 1:20 am
Maria Camargo
Por que não usar o próprio arroz vermelho (Hong Qu – Monascus purpureus)? Este é encontrado em São Paulo e pode ser enviado para todo o país (via Correios). Paguei R$15,00 um pacote com 250g.
9 fevereiro, 2013 às 3:30 pm
Ricardo Teixeira
É isso mesmo – o vermelho é o fermento
23 agosto, 2011 às 4:39 pm
roberto jose de carvalho
ROBERTO, sou de Vassouras/rj, e estou no inicio do uso desse produto, e, já me sinto melhor, o cansaço diminuiu bastante.
27 maio, 2010 às 8:57 pm
Gerald
Desculpe-me, mas meu português está ruim. Nós EUA, depois do intervenção da industria de farmacia, arroz de fermento vermelho tem que ser feito numa maneira diferente e agora não tem os resultados tão boas como no passado. Arroz de fermento vermelho que está vendido no Brasil ainda é como feito no China?
27 maio, 2010 às 9:01 pm
Ricardo Teixeira
Caro Gerald
Não sei lhe responder
Você pode perguntar para um laboratório que o produz: Marjan Farma
14 abril, 2010 às 10:24 pm
Maria Estela Barbon Cassago
Excelente este Blog. Claro e com boas explicações, principalmente esta pesquisa sobre a alternativa para baixar o nivel do colesterol para quem não consegue se adaptar con as estatinas. Estela
15 abril, 2010 às 4:03 am
Ricardo Teixeira
Que bom Estela que o blog fez diferença pra você.
19 fevereiro, 2010 às 3:31 am
francisco caninde dos santos
oi ricardo,tudo joia?^
ê um pecado vc nao imformar onde encontramos para comprar esse fermento de arroz vermelho,ê uma esperança pra nôs diabeticos,as dores nas pernas e musculos são fortes,lendo a sua materia fiquei feliz.pena que nem vc,sabe onde vendem no brasil.muito obrigado……………..chico
19 fevereiro, 2010 às 11:29 am
Ricardo Teixeira
Oi Francisco
Existe uma empresa farmacêutica que produz cápsulas desse produto. In natura parece que não dá para encontrar no Brasil. Mas lembre-se. É natural mas é uma medicação e por isso deve ser indicada por seu médico.
7 janeiro, 2010 às 1:29 am
maria heluy
Excelentes materias no seu site. Bastante esclarecedoras. Tomo Crestor e as dores musculares e fadiga são fortes e intensas. Li os comentarios acima a respeito do fermento de arroz vermelho e estão com o mesmo problema que eu. Onde adquirir as capsulas??? Pesquisei no Google e não obtive exito. Grata
7 janeiro, 2010 às 1:43 am
Ricardo Teixeira
Olá maria
Meu conhecimento é que só existe uma empresa que comercializa o produto no Brasil – o laboratório Marjan. Você precisa conversar com seu médico se ele indica o uso no seu caso e em que dose.
22 novembro, 2009 às 7:24 pm
maria de lourdes santos soares
eu gostaria que por gentileza me infomace aonde posso encontra este arroz de fermento vermelho pois preciso muito controlar o meu colesterol por favor me ajude obrigada
25 novembro, 2009 às 1:01 am
Ricardo Teixeira
Existe uma empresa farmacêutica que comercializa o arroz de fermento vermelho em comprimidos. Não há como comprar, nem em São Paulo, o fermento in natura.
Você deve conversar ccom seu médico se ele indica os comprimidos ou não, né?
14 outubro, 2009 às 4:18 pm
ALBANIR STRAUB CORREIA
POR GENTILEZA, ONDE ENCONTRO O ARROZ DE FERMENTO VERMELHO, OU O FERMENTO VERMELHO.
COMO FAÇO USO DISTO OU PREPARO???
NO AGUARDO
GRATO
ALBANIR
16 outubro, 2009 às 2:19 am
Ricardo Teixeira
Olá Albanir.
A indústria farmacêutica disponibiliza o produto em comprimidos. Não posso lhe indicar uma marca por via eletrônica, e por isso você deve conversar com seu médico sobre a melhor indicação.
Att
Ricardo
7 agosto, 2009 às 1:18 am
izismro@hotmail.com
Muito boas as reportagens,aprendemos muito com essas informações!!!!
7 agosto, 2009 às 1:25 am
Ricardo Teixeira
Legal Izis,
Obrigado pelo retorno. Isso nos dá gás pra dar seguimento a projetos como esse.
1 julho, 2009 às 3:36 am
Rodrigo Cavalcanti
Ricardo,
Muito bom o blog. Vale notar que o fermento de arroz vermelho funciona pelo fungo ser capaz de sintetizar lovastatina!
Abracos
Rodrigo
1 julho, 2009 às 1:00 pm
Ricardo Teixeira
Valeu Rodrigo.
É isso aí. É a prórpria Lovastatina
** Você é Rodrigo Brandão Cavalcanti ?
16 junho, 2009 às 11:06 pm
Maria de Fatima G. Santos.
Eu acho que quem inventou os ciêntistas,foi muito feliz pois o que seriam de nós se não fossem eles.
bjos,Fatima.
17 junho, 2009 às 12:44 am
Ricardo Teixeira
Legal Fátima.
Realmente a ciência é um dos pilares da nossa sociedade. Não dá para pensar em deixá-la em segundo plano.