Parar de fumar é o maior investimento em saúde que um fumante pode fazer, atitude que pode lhe render cerca de dez anos a mais de vida. O fato é que grande parte deles quer largar o vício, mas poucos conseguem. Apoio psicológico e medicamentoso são as principais ferramentas que podem aumentar a chance de um indivíduo parar de fumar.
Alguns estudos chegaram a demonstrar que a combinação dessas ferramentas pode ser mais eficaz do que cada uma delas separadamente. Um estudo conduzido nos EUA e recém-publicado pela revista Annals of Internal Medicine confirma que realmente quando o negócio é parar de fumar, vale a pena apostar todas as fichas. Mais de 700 fumantes foram incluídos na pesquisa e aqueles que, além de medicamentos de distribuição gratuita, receberam também material educacional e suporte psicológico por telefone foram os que tiveram mais sucesso em parar de fumar. Após 2 anos de acompanhamento, a taxa de sucesso em largar o cigarro foi de 23% para aqueles que usaram apenas medicações comparado a 28% entre aqueles que receberam apoio psicológico intensivo.
Essas taxas de sucesso são bem superiores às taxas anuais de 5-7% habitualmente descritas. Uma possível explicação para esses resultados superiores é a distribuição gratuita dos medicamentos. Esses resultados devem servir de forte inspiração para programas governamentais anti-tabagistas.
4 comentários
7 setembro, 2013 às 11:35 pm
carlinda Gonzaga de souza
eu quero saber ande agente encontra essa ajuda eu preciso dessa ajuda
23 setembro, 2013 às 1:36 am
Ricardo Teixeira
Procure um médico na sua cidade que ele poderá lhe orientar
17 junho, 2009 às 12:24 am
Jozélia
Boa noite,
Hoje resolvi mais uma vez buscar ajuda para parar de fumar e cheguei até aqui, gostaria muito de saber onde posso buscar ajuda com apoio psicologico e medicamentos em Belo Horizonte-MG para conseguir finalmente parar, pois sozinha não consigo. fumo a pelo menos uns 15 anos paro e volto sempre, ja consegui ficar sem fumar por quase um mes, mas sempre fracasso e volto para minha vergonha, é horrível. Bem de qualquer maneira fumo pouco ou tento controlar a quantidade um maço chega a durar até tres dias, mesmo assim não estou satisfeita e ficaria muito feliz em me ver livre desse vicio, desde já agradeço.
Jozélia
17 junho, 2009 às 12:42 am
Ricardo Teixeira
Olá Jozelia. O primeiro passo é querer parar de fumar e o segundo passo é decidir uma data e acertr o tipo de apoio. Procure um médico para te apoiar na questão de medicamentos e nisso os pneumologistas costumam ter mais experiência. Os hospitais universitários costumam ter programas de apoio – informe-se. Outro canal de informações sobre programas em BH seria através da Sociedade Brasileira de Pneumologia. Experimente visitar o site http://www.euvouparardefumar.com.br pois uma comunidade virtual de ajuda mútua pode ajudar muito.