Uma pesquisa recém-publicada pela revista Neuroscience revela que o tempo que se gasta com educação física na escola influencia de maneira positiva o desempenho acadêmico dos alunos. Crianças de 9 anos de idade foram submetidos a uma série de testes cognitivos especialmente elaborados para se testar a capacidade de atenção após 20 minutos de repouso. Em um outro dia, as crianças passaram pelos mesmos testes após uma sessão de 20 minutos de caminhada na esteira. O desempenho cognitivo dos alunos foi significativamente melhor quando testados após o exercício físico, acompanhado também por melhores medidas neurofisiológicas que refletem a capacidade de atenção (potencial evocado P3).
Os pesquisadores ainda foram além. Realizaram testes do conteúdo aprendido em sala de aula, com foco em matemática, escrita e interpretação de texto. Mais uma vez, os acertos foram maiores após a atividade física, especialmente no teste de interpretação de texto. Na verdade, os resultados poderiam ter sido ainda melhores se a atividade física realizada fosse mais interessante para as crianças do que caminhar na esteira. Um dos autores do estudo, Darla Castelli da Universidade de Illinois, recomenda que estudantes do ensino fundamental realizem pelo menos 150 minutos de atividade física durante a semana e 225 minutos no caso de estudantes do ensino médio. A pesquisadora recomenda ainda que os professores criem formas de integrar atividade física e conteúdo programático até mesmo dentro da sala de aula.
A crescente preocupação com a competitividade que as crianças enfrentarão no futuro já faz com que algumas escolas estimulem a competitividade desde cedo. Mudanças curriculares têm sido propostas, com redução e até extinção de atividades de educação física e educação artística. A ciência tem ajudado a fazer com que esses tipos de atitude sejam repensadas. Já foi comprovado que o tempo dispendido com educação física na escola traz mais sucesso acadêmico do que se esse tempo fosse investido na sala de aula. Isso sem falar nas dimensões humanísticas, de equilíbrio psíquico e de prevenção de doenças que a educação física é capaz de oferecer.
14 comentários
22 junho, 2012 às 8:02 pm
adre
bom,tenho que fazer um resumo de educaçao fisica mas estou com dificuldade……me ajuda aeeeeee……………….
28 março, 2012 às 4:38 pm
Diego Araujo
Tenho que fazer um trabalho de educaçao fisica, mas estou cheio de duvidas, o que fzer…………….
27 abril, 2011 às 3:09 pm
renata
eu sou sou prof de educação fisica.
2 julho, 2010 às 11:26 pm
Edjofre
Sou Professor de Educação física no Ensino Médio, porém estou sem material de apoio, como livros e outros, se alguem tiver algum matrial que possa ajudar-me favor envia-me.
Edjofre: Email: ed_jofredasilva@hotmail.com
23 fevereiro, 2010 às 2:49 pm
Leonardo Coelho
Sou professor de educação física do CEFET-MG, gostaria de receber por e-mail o artigo mencionado no inicio da matéria, publicado revista Neuroscience. Quero ler mais a respeito. Este tipo de matéria é excelente. Aguardo, muito obrigado
23 fevereiro, 2010 às 6:32 pm
Ricardo Teixeira
Oi Leonardo
Envio-lhe o press release do artigo.
http://www.sciencedaily.com/releases/2009/03/090331183800.htm
20 janeiro, 2010 às 11:15 pm
rita
esto e bue fixe
16 novembro, 2009 às 9:15 pm
Rodrigo Sereno
Gostaria de saaber qual a diferença entre educação fisica na escola e da escola.
16 novembro, 2009 às 10:32 pm
Ricardo Teixeira
Acredito que a educação física de um indivíduo pode se dar tanto na escola como fora dela. Para mim os pais são grande educadores físicos. O que você acha?
16 novembro, 2009 às 7:10 pm
vanessa
eu ache super interessante e legal
16 novembro, 2009 às 7:13 pm
Ricardo Teixeira
Legal Vanessa. Que bom!
24 setembro, 2009 às 2:51 pm
Francisco Carlos
Preciso fazer um trabalho “Educação física na escola”.
me ajude com alguma matéria mais profunda ou alguma referência pra buscar, favor mandar no email desde já agradeço.
1 outubro, 2009 às 2:54 am
Ricardo Teixeira
Olá Francisco
Acredito que o processo de escrever um trabalho inclui o processo de saber como buscar as fontes mais importantes sobre o assunto. Converse isso com seu educador – ele precisa ensinar a você a pescar os peixes graúdos e não simplesmente embrulhar um peixão para presente.
31 agosto, 2009 às 1:44 am
Cleny
Querido minha filha tem um trabalho amanhã mim ajudem de Educação Física