O cigarro é uma das principais causas de morte prematura no mundo e o fato é que grande parte dos tabagistas gostaria de parar de fumar, tenta parar de fumar, mas a cada ano apenas 2-3% dos fumantes tem êxito em se livrar do tabagismo. Uma das razões para esse baixo sucesso na interrupção do tabagismo é que boa parte dos fumantes ainda não se sente preparada para largar o cigarro de um dia para o outro. Alguns estudos têm revelado que o tratamento com reposição de nicotina pode aumentar a chance de sucesso em parar de fumar ao facilitar a redução do consumo para só depois o indivíduo parar de uma vez.
Uma pesquisa recém-publicada pelo British Medical Journal confirma que a terapia de reposição de nicotina é realmente eficaz nessa estratégia de reduzir o consumo para depois parar. A análise das principais pesquisas realizadas sobre o tema, envolvendo quase 3 mil indivíduos, evidenciou que, após 6-18 meses de terapia, o sucesso em parar de fumar é duas vezes maior quando comparado ao placebo. Além disso, a terapia não desencadeou efeitos adversos sérios. Só foram incluídos nessa análise os estudos em que os voluntários declaravam não ter intenção de parar de fumar a curto prazo.
É fortemente recomendado que, ao decidir parar de fumar, o fumante escolha uma data para largar o vício e que também se beneficie de apoio psicoterápico e das terapias medicamentosas atualmente disponíveis, incluindo a terapia de reposição de nicotina. Entretanto, mesmo os fumantes que não têm a intenção de marcar essa data, mas que gostariam de parar com o cigarro, estes também podem se beneficiar do uso da terapia de reposição de nicotina.
6 comentários
17 abril, 2012 às 7:39 am
heloisa hildebrand
bom dia senhores e senhoras eu gostaria de me infornar eu comecei a fumar com 18 anos e hoje estou com 38 anos e fumo sera que se eu parar de uma vez de fumar pode ser prejudicial a min ha saude tenho que reduzir primeiro??? ou devo parar de uma vez sem tomar nenhum medicamento pois eu estou com vontade de largar esse vicio por favor me j audem obrigada helo
22 abril, 2012 às 11:05 pm
Ricardo Teixeira
Parar de uma vez é o melhor não tenha medo. O risco de continuar com o cigaarr é que é o problema.
3 março, 2011 às 1:43 am
natalia
Estou há 3 dias e meio sem fumar, minha primeira e unica tentativa!!!
Estou tomando BUP e fazendo reposição de nicotina ( adesivo)Nicorette, comecei a reposição com 14 mg.
Mas estou com dúvidas em relação a reposição de nicotina, quando terminar a reposição, no caso não usar mais o adesivo, vou ter novamente as mesmas crises de abstinencia? porque dizem que o adesivo vicia e é uma forma de enganar o vício.
Gostaria de ajuda e uma resposta.
Natália
5 março, 2011 às 12:02 am
Ricardo Teixeira
Oi Natalia
O adesivo pode ser retirado de forma gradual e aí os possíveis sintomas de abstinencia podem ser minimizados
20 maio, 2009 às 12:37 am
Cilene
Gostaria de saber se mesmo com quase 1 mes sem cigarros e sem medicamentos, nenhuma reposição de nicotina fumante a 28anos como fui tenho possibilidade de parar de vez com o cigarro.
Parece meio sem sentido minha pergunta pq decidi parar de fumar do nada e estou mantendo, levando com garra esta decisão tão importante, mas parece que o que sempre lemos é que voce necessita de medicamentos, que ñ consegue sem a reposiçaõ de nicotina, será que significa que minha tentativa tão objetiva será um fracasso?
Gostaria mais de ajuda que uma resposta.
CILENE
20 maio, 2009 às 1:29 am
Ricardo Teixeira
Olá CIlene,
Na verdade muita gente consegue largar o vício com sucesso sem necessidade de medicamentos. No seu caso, um mês sem fumar significa já ter passado a fase de maior “fissura”, mas ainda é uma fase de risco de recaída. Sugiro que você arrume vários cúmplices que estejam sempre lhe dando força pela sua decisão e que lhe ajude no sentido de que você não vai querer decepcioná-los. Uma ótima estratégia é o fórum Eu vou parar de fumar – http://www.euvouparardefumar.com
Ricardo