O derrame cerebral já é uma das principais causas de morte em todo o mundo e a situação deve se agravar mais ainda com o crescente envelhecimento da população. A boa notícia é que a grande maioria dos casos de derrame cerebral é causada por doenças dos vasos sanguíneos (ex: aterosclerose) que podem ser prevenidas com hábitos de vida saudáveis.
Um estudo publicado na última edição do British Medical Journal acompanhou mais de 20 mil ingleses por cerca de 11 anos e demonstrou que a combinação de quatro atitudes saudáveis é capaz de reduzir pela metade o risco de derrame cerebral: 1) não fumar; 2) atividade física regular; 3) consumo diário de frutas e verduras; 4) consumo moderado de álcool (até 14 unidades por semana).
* Uma unidade de álcool corresponde a cerca de 8g de álcool = 1 pequena taça de 80 ml de vinho = 200ml de cerveja.
O bom é que essa é a mesma receita de sucesso para a prevenção do infarto do coração e de diversos tipos de câncer, especialmente os três primeiros itens.
2 comentários
22 fevereiro, 2009 às 3:11 pm
Ricardo Teixeira
Realmente na na Inglaterra reconhece-se uma unidade de álcool como 10ml ou 8g de álcool. Do ponto de vista de saúde pública recomenda-se que os homens não ultrapassem o limite de 3-4 unidades por dia enquanto as mulheres não devem ultrapassar 2-3 doses por dia.
É realmente diferente daquilo que os americanos preconizam que é até duas doses diárias para homens e até uma dose para mulheres. Eles consideram uma dose de bebida como 10 g de álcool.
Os americanos então definem limites de 20g diários de álcool para homens e 10g para mulheres enquanto na Inglaterra preconiza-se um limite de até 24 – 32g por dia para homens, e 16 – 24g para mulheres.
Eu fico com o limite americano.
A Inglaterra tem uma campanha de conscientização exemplar do quanto de álcool tem em cada bebida com cartazes nos pubs, etc
Quem quiser ter uma noção da campanha e do quanto de álcool tem em cada bebida , visite
http://units.nhs.uk/index.php
22 fevereiro, 2009 às 3:19 am
Leonardo Fontenelle
Fico feliz que você tenha explicado o que estava sendo chamado de uma dose de álcool. Pelo que tenho visto, no Brasil costuma-se chamar 12g de “uma dose”, provavelmente por influência dos EUA.