O radônio é um gás radioativo natural originado do urânio e que pode se acumular nos ambientes fechados e é responsável por 3.3% dos casos de câncer de pulmão na Inglaterra, de acordo com estudo publicado esta semana no British Medical Journal. Esse risco é bem maior no caso dos fumantes, já que o radônio potencializa o risco de câncer de pulmão nessa população.
O radônio quando inalado pode se depositar nos brônquios expondo as células à radiação e já temos evidências que essa exposição danifica as células. Para a maioria das pessoas o nível de exposição ao radônio está associado à concentração do gás no próprio lar. Como o radônio é expelido naturalmente pela superfície da terra, uma das medidas para se reduzir sua concentração em ambientes fechados é um tipo de impermeabilização entre o solo e a construção. Países como a Suécia já têm políticas específicas pra o controle de exposição ao radônio. O atual estudo pôde demonstrar que a impermeabilização de qualquer nova construção, além de ser eficaz na redução do risco de câncer de pulmão, tem ótima relação custo-benefício. Por outro lado, políticas para identificação e remediação de lares já existentes com altas concentrações de radônio não se mostraram eficazes e nem têm boa relação custo-benefício.
6 comentários
12 julho, 2010 às 11:59 pm
EVA
Olá pessoal!Meu nome é Eva,morro em Caetité-Ba e imagino que vocês já sabem que aqui há grande presença de minério de urânio,dado a isso estou fazendo meu TCC , cujo o titulo é Radônio 222. Meu objetivo é averiguar possiveis impactos socios-ambientais nas comunidades rurais de Caetité/Lagoa Real decorrente do radônio.Ainda não delimitei o estudo, estou achando vasto.Por isso me vejo um pouco perdida.Estou precisando de referências bibliográficas,materiais/ trabalhos sobre radônio e se possivel dicas.
Muitissimo Obrigada desde já.
13 julho, 2010 às 12:02 am
EVA
Ah!Claudio esse mapa da emanação de radônio do solo , você disponiza?
Fiquei interessada.
Abraços!
15 outubro, 2009 às 12:35 pm
amanda oliveira vieira
o que causa radônio e onde encontramos
16 outubro, 2009 às 2:24 am
Ricardo Teixeira
Olá Amanda A resposta às duas perguntas estão no post sobre o tema
13 junho, 2009 às 5:33 pm
Claudio Pereira
Trabalhamos com estudos hidrogeológicos, geofísicos e com emanação de radônio. Fazemos um mapa da emanação de radônio do solo para a superfície do terreno, isso pode ajudar a planejar o local da construção evitando os pontos anômalos de emanação, onde a concentração é elevada.
13 junho, 2009 às 8:33 pm
Ricardo Teixeira
Reforçando o contato da Hidromapper , empresa que faz mapaemanto de emanação de radônio.
http://www.hidromapper.com.br