O exame das artérias da retina representa uma extraordinária oportunidade para se entender o que se passa nas artérias do cérebro. Não é difícil se convencer de que há uma associação entre o estado das artérias da retina e do cérebro quando pensamos no fato de que os olhos e o cérebro eram uma só estrutura nas primeiras semanas de um embrião. Quando estudamos as artérias de ambos os órgãos podemos perceber que elas são muito parecidas em vários aspectos.  Tanto o cérebro quanto a retina apresentam células especializadas em fazer sua interface com o sangue, e que funciona como um eficiente filtro daquilo que pode ou não entrar em contato com esses órgãos. Além disso, as pequenas artérias do cérebro e da retina são muito parecidas tanto em diâmetro como também por não terem pontes entre si, como se fossem vias sem sem saídas os lados.

 

E o que podemos observar no mundo real é que quando doenças como a hipertensão arterial e o diabetes chegam a alterar as artérias da retina, elas também já estão fazendo mal às pequenas artérias do cérebro. Essas alterações no cérebro são conhecidas como Doença de Pequenos Vasos Cerebrais, e representa uma das principais causas de perda do desempenho cerebral em idades mais avançadas. Essa é uma doença que vai silenciosamente enchendo o cérebro de pequenas cicatrizes ou buraquinhos, na maioria das vezes de forma silenciosa, mas facilmente detectadas pela Ressonância Magnética. Uma ou duas pequenas cicatrizes realmente não costumam provocar sintomas, mas o cérebro de um indivíduo que apresenta inúmeras dessas cicatrizes ou buraquinhos, esse sim começa a funcionar de forma ineficiente.

 

O que fazer para proteger nosso cérebro dessas lesões?  São as mesmas atitudes que boa parte das pessoas sabe que são eficazes para reduzir o risco de um infarto do coração ou derrame cerebral: 1) não fumar; 2) praticar atividade física; 3) reduzir o estresse; 4) bebidas alcoólicas só se for com moderação; 5) dieta saudável e controle do peso; 6) para quem tem doença do coração, alterações do colesterol, diabetes ou hipertensão arterial, tratar essas condições com preciosismo.

 

Invista nas suas artérias. Seu corpo todo vai agradecer.

 

 

 

CLIQUE AQUI PARA LER O POST “PREVIDÊNCIA VASCULAR”.

 

 

 

Anúncios