São tantos resultados de pesquisa sobre os efeitos de dietas inteligentes sobre nossa saúde que às vezes fica difícil saber em que pé as coisas estão. Essa é uma situação que uma metanálise pode ajudar muito. Ela nada mais é do que uma avaliação sistemática dos estudos significativos realizados até então sobre o assunto e com isso amplifica-se a força dos estudos, cria-se uma MEGA PESQUISA.
Pesquisadores italianos publicaram ontem no respeitado British Medical Journal uma importante metanálise sobre os efeitos da Dieta Mediterrânea sobre nossa saúde. Foram incluídos 12 estudos prospectivos com um total de mais de 1,5 milhão de indivíduos.
Efeitos da Dieta Mediterrânea:
– reduz a mortalidade geral em 9%
– reduz a mortalidade por doenças cardiovasculares em 9%
– reduz a mortalidade por câncer em 6%
– reduz a incidência de Doença de Parkinson em 13%
– reduz a incidência de Doença de Alzheimer em 13%
O recado é claro. Devemos regular o consumo de carnes e laticínios e encorpar nossa dieta com cereais integrais, verduras, legumes, frutas, peixes, azeite, e até mesmo um vinhozinho tinto com moderação.
Ver também post PREVIDENCIA VASCULAR. COMEÇE JÁ A SUA.
3 comentários
24 fevereiro, 2010 às 8:33 am
Nutricionistas alertam para riscos da Ração Humana | Doutor Leonardo
[…] por exemplo, vem divulgando em seu blog a dieta mediterrânea, que é rica em fibras e é capaz de reduzir a mortalidade e prevenir tanto o mal de Parkinson quanto o de Alzheimer, além de prevenir a depressão e diminuir a gordura […]
15 setembro, 2008 às 11:52 am
MLourdes
Prezado Dr. Ricardo,
Obrigada por mais estas orientações!
Atenciosamente
MLourdes
15 setembro, 2008 às 11:49 am
DTRibeiro
Olá, Ricardo,
a galera da dieta agradece!!! Como é bom ter um respaldo científico pra estas coisas. Quanto à minha dieta acho que só está faltando um pouquinho mais de vinho!!
Bjs, Dê