O cérebro humano é dotado de um sistema de recompensa que é estimulado por ações que julgamos prazerosas, estímulos que nos sinalizam que vale a pena repetir um determinado comportamento. Esse mecanismo é visto como uma vantagem evolutiva que favorece a sobrevivência da espécie e tem o neurotransmissor dopamina como seu principal ingrediente. A cada situação de prazer, o cérebro memoriza a relação do prazer experimentado à situação que o provocou e sabemos que alguns estímulos são mais potentes que outros no disparo desse processo: um alimento bastante calórico como o chocolate é mais poderoso que uma salada de folhas.
Esse sistema é uma importante janela para o entendimento dos mecanismos que fazem com que algumas pessoas tenham tendência a comportamento alimentar compulsivo e vício em drogas. Os mesmos mecanismos que são úteis para a sobrevivência podem ser meio “desafinados” em alguns indivíduos.
O uso de táticas mentais com o objetivo de modular as emoções tem reconhecido sucesso na redução de reações negativas frente a estímulos conflituosos. Sabemos muito menos sobre o efeito de tais táticas no controle do comportamento humano diante de situações recompensadoras e um estudo publicado ontem pela revista Nature Neuroscience revela que o resultado nessas situações também é positivo.
Indivíduos foram submetidos a um teste psicológico que envolvia recompensa em dinheiro ao visualizar um quadrado azul. Aqueles que foram instruídos a olhar para o quadrado azul e pensar no dinheiro tiveram regiões do cérebro associadas ao sistema de recompensa mais estimuladas do que aqueles que foram instruídos a pensar em algo azul na natureza que os deixasse mais calmos, como a imagem de um oceano. Essas respostas foram demonstradas tanto por medidas eletrofisiológicas com por ressonância magnética funcional.
Os resultados dessa pesquisa sugerem que pacientes com comportamentos compulsivos (ex: drogadição) podem se beneficiar de terapias que os ensinem a usar a força do pensamento para evitar o contato com os estímulos “recompensadores”, porém nocivos à saúde.
10 comentários
27 novembro, 2012 às 10:30 pm
Elaine
Olá sou Elaine tenho enxaqueca áurea e também endometriose tomo pílula sem entrevado não posso menstruar, tomo declin , agora fui no neurologista e me passou amato para a enxaqueca mais estou com medo de tomar por ter a pílula,não sei o que faço se alguém puder me ajudar obrigada.
28 novembro, 2012 às 2:56 pm
Ricardo Teixeira
O ideal para quem tem enxaqueca com aura é usar pilulas sem o hormonio estardiol. Vale ficar atenta para o fato do Amato poder reduzir discretamente o efeito da pilula. Converse isso com seu ginecologista
14 fevereiro, 2012 às 5:55 pm
tatiana
a forsa do pesameto é posivel voar ? 🙂
15 fevereiro, 2012 às 12:12 pm
Ricardo Teixeira
Há vários tipos de vôos.
26 outubro, 2011 às 7:36 pm
Edson Machado
Confirmando do que muitos já estão se beneficiando.
26 junho, 2011 às 7:37 pm
maria das graças
querer e poder e vc pode e so querer e ai q entra a força do pensamento pense forte pense com fe e veras q o q pensares sera transformado no q querias força fe e poder
15 janeiro, 2011 às 5:10 pm
Yasmin
É uma pena que a maioria das pessoas que são viciadas em algum tipo de droga não sabe que a “força do pensamento” pode mudar completamente a vida de uma pessoa. Isso significa que a força do pensamento não pode mudar somente a vida de um usuário de drogas, e sim, pode mudar a vida de qualquer pessoa em qualquer área. O poder da consciência é algo ainda em estudo e também é algo que a gente pode aplicar na nossa vida. Apesar de ser um estudo que ainda é tímido, o poder da intenção está sendo cada vez mais aplicado e, por isso, tende a se expandir pelo mundo, o que pode garantir um maior conhecimento na sua aplicabilidade nas diversas áreas.
15 agosto, 2008 às 10:52 am
Bruno Ayres
muito bom isso!!
5 agosto, 2008 às 1:17 pm
sylvia nunes magalhaes
Acho de excelente qualidade as informações dadas pelo ICB.
Desta forma, estarei sempre atualizada em relação à saúde do cerebro, orgão principal de todos os seres . Continuem enviando essas mensagens, para que todos possam se prevenir contra possiveis males que possam advir.
Adorei !
Silvia Nunes Magalhaes
1 agosto, 2008 às 1:27 am
Raquel Barros
Obrigada por mais uma informação!!!Valeu!!!!