.
É bem reconhecido o benefício do humor do ponto de vista individual e por facilitar as interações sociais. O humor ajuda as pessoas a tolerar melhor a dor e a tragédia e promove coesão em grupos reduzindo a chance de conflitos sociais
Uma linha de pesquisa tem mostrado também que o humor pode facilitar o desempenho no trabalho incrementando a criatividade e o coleguismo. Um estudo publicado recentemente pelo periódico Journal of Applied Psychology fez uma avaliação longitudinal de eficiência e produtividade de colaboradores de duas indústrias na Alemanha. Os pesquisadores avaliaram o vídeo de 54 reuniões e quantificaram o conteúdo de humor de cada uma delas. Um exemplo de de manifestação de humor em reunião é uma consideração seguida de risadas pelo grupo.
Podemos pensar que o humor em reuniões de trabalho pode distrair o grupo e ser contraprodutivo, mas parece que acontece o contrário. Os pesquisadores avaliaram respostas a curtíssimo prazo após uma interação bem humorada e mostraram que o humor atraiu comportamentos de solução de problemas e definição de metas além de maior suporte entre os pares.
Os pesquisadores foram além. Entrevistaram os supervisores das equipes, que não estavam presentes nas reuniões, para avaliar o desempenho no curto prazo e após dois anos. A eficiência era maior entre os grupos com maior conteúdo de humor em suas reuniões, tanto no curto como no longo prazo. Porém, essa relação entre humor e desempenho não existia quando os colaboradores sentiam que seus empregos estavam em risco.