.

Se quiser que uma pessoa se abra com você, tente fazê-la rir que você terá mais sucesso.  Essa foi a conclusão de um estudo recém-publicado no periódico Human Nature por pesquisadores da Universidade de Oxford na Inglaterra.

Mais de cem estudantes da universidade participaram do estudo em grupos de quatro pessoas que não se conheciam. Eles assistiram a um vídeo de dez minutos – alguns grupos assistiram a um stand-up comedy, outros a um documentário da BBC sobre florestas e outros assistiram a instruções de como jogar golfe. Depois do filme os estudantes tinham que escrever uma mensagem para outra pessoa do grupo que facilitasse com que os participantes se conhecessem melhor.  Aqueles que assistiram ao vídeo de comédia escreveram mensagens que abordavam informações mais íntimas do que aqueles que assistiram aos outros filmes.

.

Emoções positivas, o sorriso, o estado de felicidade, todos podem ser vistos do ponto de vista evolutivo como um mecanismo que facilita as relações sociais ao promover sentimentos prazerosos nos outros, recompensar os esforços dos outros e encorajar a continuidade da relação social. E o sucesso da espécie humana depende de sua capacidade de fazer relações sociais.

Anúncios