.

Cientistas validaram um novo método para identificar o quanto uma pessoa é narcisista. Eles conduziram 11 experimentos e chegaram à conclusão que fazer uma única pergunta pode ser tão eficaz quanto uma escala de 40 questões que leva quase quinze minutos para ser aplicada, e isso pode fazer muita diferença quando se estuda milhares de pessoas. A pergunta é: O quanto você concorda com a frase: “Eu sou narcisista” (Nota: a palavra “narcisista” significa egoísta, vaidoso). Os voluntários tinham que marcar numa escala de 1 (pouco) a 7 (muito).

Narcisistas costumam se achar superiores aos outros e têm até orgulho do fato. Não enxergam esse traço da personalidade como uma qualidade negativa e por isso não escondem quando são interrogados a esse respeito. São vaidosos, exibicionistas e autoritários, e pesquisas mostram que acabam sendo bons líderes. Têm mais sentimentos positivos e são mais extrovertidos. Por outro lado não costumam criar muita empatia e isso pode atrapalhar as relações interpessoais, tendo maior dificuldade em manter relacionamentos românticos de longo prazo. Além disso, têm mais chance de ter comportamento sexual de risco.

Narcisistas acham que já são o máximo e por isso não precisam melhorar em nada. Uma sociedade narcisista tem suas limitações óbvias, pois seus membros não tiram os olhos dos próprios umbigos.

O estudo foi publicado no periódico PLoS ONE.

Anúncios