Post image for Empathy: Women Better Under Stress But Men Worse
.

Você fecha os olhos para os outros quando está em situação de estresse? Se você for homem a resposta mais provável é um sim, mas se for mulher, o estresse pode até favorecer o olhar para o outro. Essa é conclusão de um estudo publicado esta semana pelo periódico Psychoneuroendocrinology.

Pesquisadores das Universidades de Viena e de Freiburg submeteram voluntários a situações de estresse moderado (ex: falar em público, fazer exercícios mentais de matemática) e faziam testes em que tinham de reconhecer a perspectiva do pensamento de outra pessoa assim como seus sentimentos. A hipótese inicial era de que em situações de estresse as pessoas seriam mais egocêntricas, uma forma de reduzir distrações cognitivas e emocionais.

Dito e feito. Os homens realmente ficaram mais autocentrados, mas entre as mulheres os resultados foram justamente o oposto. Elas ficaram mais prosociais.

Possíveis explicações para essa diferença. Do ponto de vista psicológico, as mulheres têm mais internalizado a noção de que terão mais ajuda se tiverem uma boa interação com as outras pessoas. Numa situação de estresse, empatia pode ajudar. Do ponto de vista fisiológico, a diferença entre os gêneros pode ser explicada pelo hormônio ocitocina. A ocitocina está fortemente envolvida no nosso comportamento social e já foi demonstrado que no estresse seus níveis são mais elevados entre as mulheres.

.

CBN-RICARDO[1]

 

 

Anúncios