.

Uma pesquisa recém-publicada e conduzida por pesquisadores dos EUA e Canadá demonstrou que as emoções, positivas ou negativas, são sentidas de forma mais intensa quando estamos em ambientes mais claros.

 

Em ambientes bem iluminados, os voluntários do estudo deram preferência a alimentos mais apimentados, avaliaram o comportamento de um personagem fictício como mais agressivo, acharam as pessoas mais atraentes, sentiram-se melhores com palavras positivas e piores com palavras negativas, beberam maior quantidade de um suco “saudável” e menos de um suco “menos saudável”.  Estudos anteriores já haviam apontado que somos mais intolerantes ao barulho em ambientes claros. Há também evidências dequem gosta de um determinado alimento consome em maior quantidade em locais iluminados. Já quem não gosta, consome menos menos quando submetidos a una luz mais forte.

 

Uma luz mais discreta pode nos ajudar a tomar decisões de forma mais racional. Para vender melhor produtos com alto teor emocional, como flores ou alianças de casamento, uma iluminação generosa pode ser um bom negócio. Uma possível explicação para esses resultados é que o efeito da luz pode ser percebido pelo nosso inconsciente como calor que incrementa nossas emoções.  A atual pesquisa também mostrou que o ambiente mais claro era percebido como mais quente.

 

 

 CBN-RICARDO[1]

Anúncios