.
Duas xícaras de chocolate quente por dia são capazes de deixar o cérebro mais afiado. Essa é a conclusão de um estudo publicado esta última semana pelo Neurology, periódico oficial da Academia Americana de Neurologia.
Sessenta voluntários com uma média de idade de 73 anos beberam por 30 dias duas xícaras diárias de chocolate quente e foram submetidos a uma série de testes de memória e de outras funções cognitivas. Além disso, eles tiveram o fluxo de sangue cerebral medidos durante os testes cognitivos pela técnica de doppler transcraniano.
Após o consumo de chocolate os voluntários passaram a apresentar um melhor desempenho nos testes cognitivos e também um aumento do fluxo sanguíneo cerebral durante os testes. Metade deles recebeu chocolate rico em flavanols (chocolate amargo) e outra metade chocolate menos rico nessas substâncias. Os resultados não foram diferentes entre os grupos. Ambos tiveram melhora nos indicadores.
Os resultados sugerem que os flavanols não devem ser vistos como únicos candidatos que explicam os efeitos benéficos do chocolate sobre o cérebro. Além disso, pode ser que o cérebro seja tão sensível aos efeitos dos flavanols que baixas concentrações já fazem a diferença.
A prestigiada revista Nature publicou recentemente uma enquete entre ganhadores do Prêmio Nobel que revelou que quase metade dos entrevistados consumia chocolate mais de duas vezes por semana. Alguns deles declararam que o hábito deu um bom empurrãozinho para os seus feitos. A Fundação Nobel pelo jeito leva o chocolate a sério, pois além da medalha, do diploma e do cheque poderoso, os vencedores levam para casa réplicas de chocolate da medalha.
1 comentário
12 agosto, 2013 às 9:35 am
Roberto Andersen
Gostei do seu texto sobre o chocolate quente! Sinto esse efeito em minha produção diária. Entretanto tenho recomendado o inverso para pais de crianças muito inquietas, principalmente aqueles que, na pré-escola, costumam morder seus coleguinhas. Praticamente todas as mães desses “mordedores”, ao serem entrevistadas por mim, confirmaram que davam um “nescauzinho” para seus filhinhos antes de dormir.
Eles dormem bem e alimentados… Que é a intenção delas… Mas no dia seguinte seus coleguinhas “sofrem” com suas mordidas…
Você tem alguma explicação para esse crise da mordida por esses nescauzeiros? Será o chocolate mesmo, como eu estou dizendo para as mães, ou isso pode ser coincidência e eu estaria errado?