Durante o período fértil, as mulheres, vestem-se de forma mais sedutora, têm a voz e expressão facial mais atraentes e, não raramente, ficam mesmo se achando. Além disso, costumam vigiar mais de perto o parceiro, e por que não a parceira?

 

É isso mesmo. As mulheres são mais ciumentas em seu período fértil e, junto à maior atratividade que elas exibem nessa fase do ciclo, reduzem o risco de perderem o parceiro para uma rival. Esse é um raciocínio aplicável apenas às mulheres das cavernas? Nem tanto. Nossos instintos arcaicos não são muito diferentes daqueles dos nossos ancestrais.

 

Durante o período fértil, há evidências de que o ciúme é proporcional à concentração do hormônio estrogênio e que as mulheres que usam pílula anticoncepcional ficam ainda mais ciumentas.  Uma pesquisa recém-publicada pelo periódico Evolution and Human Behavior confirma esses achados e dá um passo a mais. Os pesquisadores estudaram diferenças entre as mulheres solteiras e as comprometidas.

 

Vinte e nove mulheres, 16 descomprometidas e 13 em uma relação estável, foram submetidas a um questionário que avalia o grau de ciúme em dois diferentes períodos: com e sem uso de pílula anticoncepcional. Os resultados mostraram que as mulheres, comprometidas ou não, realmente eram mais ciumentas em seus períodos férteis. Já na fase em que estavam usando pílula anticoncepcional, o grau de ciúme das mulheres comprometidas era o mesmo que tinham na fase fértil quando não usavam pílula. No caso das solteiras, o uso da pílula estava associado a ciúmes em níveis mais modestos.

 

Mas por que a pílula amplificava mais o ciúme das mulheres comprometidas do que das solteiras? Será que o uso da pílula pode ter influenciado a dinâmica da relação do casal dando mais chances ao ciúme? Perguntas a serem respondidas em futuros estudos, mas resumindo, o período fértil da mulher pode ser uma época de maior conflito no relacionamento e isso pode ser ainda mais relevante quando a mulher faz uso de pílula anticoncepcional. O outro lado da moeda é que algumas mulheres usam o próprio ciúme de forma inteligente, seduzindo o parceiro e fortalecendo a relação. No caso de ciúmes desafinados, certamente não será a interrupção do uso da pílula que resolverá o problema.  

 

 

SMALLicone

Anúncios