Aqui nos trópicos, onde a relação noite-dia é mais equilibrada, precisamos dormir muito menos que o período em que o céu fica escuro. Existe um senso comum que 8 horas de sono é o mais recomendável. Será?

 

O número ideal de horas de sono é aquele que faz com que a pessoa no outro dia sinta que dormiu o suficiente. Um percentual pequeno de pessoas sente-se bem com menos de 7 horas, e estes são chamados de dormidores curtos. Há também os dormidores longos, aqueles que precisam de mais de 8 horas de sono e que também representam uma minoria. Porém, a maior parte da população, incluindo os brasileiros, dorme entre 7 e 8 horas por noite.  

 

Muita gente dorme as 7-8 horas, mas acorda com a sensação de que o sono não foi capaz de recuperar as energias.  Nesses casos, a qualidade do sono provavelmente não é boa e um transtorno do sono pode estar por trás dessa experiência, especialmente quando a pessoa apresenta sonolência diurna.

 

A Escala de Sonolência de Epworth avalia a possibilidade de uma pessoa cochilar ou mesmo dormir em diferentes situações do dia a dia. Pontuações acima de 10 pontos são interpretadas como sonolência excessiva e é uma situação que deve ser investigada por um médico. Faça o teste para checar sua pontuação usando a seguinte escala para escolher sua resposta para cada situação e depois some as respostas.

0 = NÃO COCHILARIA NUNCA

1 = PEQUENA CHANCE DE COCHILAR

2 = MODERADA CHANCE DE COCHILAR

3 = GRANDE CHANCE DE COCHILAR

 

Situação Chance de cochilar
Sentado, lendo  
Assistindo TV  
Sentado e passivo em lugar público (cinema, reunião, etc)  
Como passageiro, numa viagem sem paradas, com duração de uma hora  
Deitado para descansar à tarde, quando as circunstâncias permitem  
Sentado conversando com alguém  
Sentado após um almoço sem bebidas alcoólicas  
No carro, parado no tráfego por alguns minutos  
Soma dos Pontos  

 

Anúncios