Uma pesquisa chamada de “Investigação Prospectiva Européia em Nutrição e Câncer”, publicada neste mês de abril no Jornal do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, concluiu que o poder de frutas e outros vegetais em prevenir o câncer não é tão grande como se pensava. A pesquisa foi divulgada pelos principais jornais do mundo com um recado desanimador para quem segue à risca a recomendação atual médica de se consumir cinco porções de frutas / vegetais por dia para reduzir o risco de uma série de doenças, inclusive o câncer. O jornal The Guardian publicou: “O consumo de vegetais tem pouco impacto no risco de câncer”; o jornal The New York Times publicou “O consumo de vegetais não previne o câncer”.
A pesquisa revelou que o consumo de duas porções e meia de frutas / vegetais por dia é capaz de reduzir o risco de câncer em 3% e o consumo de cinco porções diminui esse risco em 9%. A pesquisa envolveu cerca de meio milhão de pessoas de 23 centros de pesquisa e 10 países europeus. Os resultados foram discordantes de pesquisas anteriores que chegaram a evidenciar que o consumo de cinco porções diárias reduz o risco de câncer em 50%. Usando-se um copo como referência, uma porção significa: ½ copo de frutas picadas, ou ¾ copo de suco natural, ou 1 copo de folhas verdes, ou ½ copo de vegetais crus ou cozidos. Com esses novos resultados, ainda faz sentido a recomendação da Organização Mundial da Saúde de “cinco porções por dia”? A resposta é SIM e os argumentos são fortes.
1- O hábito das “cinco porções por dia” traz benefícios inequívocos à saúde dos vasos sanguíneos, com redução expressiva dos riscos de infarto do coração e derrame cerebral. Essa é a atual recomendação da Associação Americana do Coração. Uma recente metanálise revelou que o risco de derrame cerebral é reduzido em 26% entre as pessoas que consomem pelo menos cinco porções diárias e em 9% entre aqueles que consomem três a cinco porções;
2- Apesar de essa nova pesquisa ter revelado uma redução de risco de câncer de uma forma geral mais modesta do que se chegou a pensar anteriormente, resultados prévios da mesma pesquisa já haviam demonstrado que as frutas / vegetais têm mais efeito protetor sobre alguns tipos de câncer, especialmente aqueles que têm mais associação com o tabagismo e alcoolismo, como o câncer de boca, esôfago, intestino e pulmão;
3- O consumo das cinco porções por dia é uma poderosa arma para manter o peso em dia. Vale lembrar que a obesidade só perde para o tabagismo como fator associado ao câncer que pode ser prevenido;
4- Frutas / vegetais são ricas fontes de fibras, regulam a função intestinal, e é bem reconhecido que podem reduzir o risco de câncer de intestino.
Os resultados dessa última pesquisa não mudam a atual recomendação das “cinco porções por dia”. Os benefícios para a saúde de uma forma geral vão muito além da redução do risco de câncer.
4 comentários
19 abril, 2010 às 7:47 pm
Marcel
Olá Dr. Ricardo!
Meu nome é Marcel, trabalho em uma agência promocional de Porto Alegre, e temos como cliente a Unimed. No dia mundial da saúde fizemos uma ação bem legal para eles, mostrando que “No Dia Mundial da Saúde, a Unimed Porto Alegre quis lembrar as pessoas que é preciso se cuidar por completo!”
Fizemos várias intervenções na cidade: tinha um cara correndo na esteira dentro da livraria, um dormindo dentro de um bar, um homem jantando no meio do aeroporto, etc.
Como seu blog fala sobre saúde, achei que seria uma dica super interessante para um post. Segue então a dica do vídeo, espero que goste!
Abraço, e parabéns pelos textos do Conciência no Dia a Dia!
*desculpa enviar a dica pelo comentário, mas não achei seu e-mail no site. Grande Abraço!
19 abril, 2010 às 7:57 pm
Ricardo Teixeira
Caro Marcel
Parabéns pelo filme e pela campanha. Muuuiito bom mesmo, hein?
Ricardo
19 abril, 2010 às 4:26 pm
Ricardo Teixeira
Obrigado Leonardo pela riqueza de seu comentário.
19 abril, 2010 às 3:50 pm
Leonardo Fontenelle
De fato, estudos prospectivos costumam encontrar associações menos impressionantes que os retrospectivos.
Mesmo assim, 9% não é pouca coisa. Fazer o exame de sangue oculto nas fezes todo ano, a partir dos 50 anos de idade, só previne 15% das mortes por um único tipo de câncer, o de intestino grosso. Quanto ao toque retal e PSA, houve um estudo que não encontrou qualquer redução de mortalidade. Por outro lado, consumir 5 porções de frutas reduziu em quase um décimo o risco da somatória de todos os tipos de cânceres, que são o segundo ou terceiro grupo que mais mata, dependendo de onde a pessoa mora.
Além disso, concordo com sua análise, o benefício do consumo de frutas, verduras e legumes é multifacetado e por isso vale a pena.
Continue a trazer novidades em estilo de vida saudável!