Uma pesquisa recém-publicada pelo periódico científico Journal of Proteome Research demonstra que o chocolate amargo reduz os níveis dos hormônios do estresse (ex: corticóide, adrenalina) em indivíduos que se sentem muito estressados. Os voluntários do estudo consumiram 40g diários de chocolate com teor de cacau de 74% por duas semanas.
E por que o chocolate tem esse poder de reduzir o estresse? O chocolate, especialmente o amargo, tem propriedades que fazem nosso cérebro apaixonar-se facilmente por ele. É um alimento com alto teor de carboidrato e gordura, com grande poder de estimular nossos centros cerebrais relacionados ao prazer e à sensação de nos sentirmos recompensados. Contém ainda farta concentração de substâncias chamadas de aminas biogênicas (ex: teobromina, feniletilamina, cafeína e tiramina), que também têm alto poder de estimular nossos centros de recompensa, assim como a liberação de neurotransmissores, como dopamina, serotonina e endorfina. O chocolate possui outras substâncias que podem estar associadas ao prazer: triptofano que é precursor do neurotransmissor serotonina e a anandamida que se liga aos mesmos receptores em que a maconha exerce seus efeitos no cérebro. O chocolate ainda faz com que a anandamida produzida pelo nosso próprio cérebro tenha efeito mais duradouro.
Mas os efeitos vão muito além do prazer e da redução do estresse. Sabemos hoje que o consumo de chocolate amargo promove uma série de outros efeitos benéficos ao nosso corpo pelo seu alto teor de flavonóides, as mesmas substâncias que fazem a boa fama dos chás, frutas e verduras. Entre os inúmeros bons efeitos já descritos temos: 1) aumento dos níveis de óxido nítrico, considerado um dos principais combustíveis para a saúde dos nossos vasos sanguíneos; 2) redução da agregação das plaquetas, ação que é igual à da aspirina; 3) aumento dos níveis do HDL – nosso colesterol bom – entre outras ações antioxidantes; 4) redução de marcadores de inflamação – lembrando que aterosclerose é igual a inflamação; 5) redução da resistência à insulina, facilitando sua ação nas células; 6) aumento do fluxo sanguíneo periférico (nos membros) e nas artérias do coração; 7) redução da pressão arterial; 8) aumento do fluxo sanguíneo cerebral e/ou atividade neuronal durante uma tarefa cognitiva. E os efeitos chegam até à pele, com aumento de sua microcirculação sanguínea e maior nível de fotoproteção.
Vale lembrar que não é fácil adaptar 50-100g de chocolate diários em nosso cardápio devido ao seu alto valor calórico. A boa notícia é que muitos estudos revelaram efeitos positivos do chocolate amargo mesmo em baixas doses, como um a dois quadradinhos por dia.
1 comentário
1 dezembro, 2009 às 3:08 am
Ana Cláudia
Já fui muito feliz sem ligar para chocolate, comendo só dieta vegetariana, ou comidas naturais. Já passei dos trinta e fui magra também, tendo transtorno bipolar, tendo uma alimentação saudável e sendo magra. O problema está na deseducação do corpo, também após tantos altos e baixos, tomando remédios que engordam, perdendo a alta estima, me diz, quem gosta de ser gordo? Eu não gosto e nem nunca gostei. Sempre engordei devido a problemas emocionais, pois sempre fui uma criança calma, mas que tomou no furufó muitas vezes por ser muito boazinha. Minha índole eh calmaria, mas adoro um stress, mas odeio briga, acho que isso eh coisa de gente feia, mas meu saco não é de Jó e tem horas que não dá para aguentar mais. É muito fácil ter um médico nutricionista MAGRO tratando de um GORDO, mas não um nutricionista tratando de mim, que tomo remédios que além de cancerígenos, fazem engordar. Minha mãe verdadeira nunca foi gorda e eu passei a maior parte da minha vida magra e não gorda. Esse negócio de ter mulher gorda para poder olhar para a magra e dizer que é meu número, como diz minha melhor amiga, é o ÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓ do borogodó. Para mim, só estraga a nossa auto-estima. A IGREJA CATÓLICA ME TORNOU UM MONSTRO, mas eu só sei que vou continuar lutando contra esse futuro de merda, perdoeem-me a palavra, de mulher gorda.
Um abraço para vocês, tomem conta de seus corpos, mesmo que perecíveis, ele é uma Dádiva da Mãe Natureza.