A combinação de quatro fatores de um estilo de vida saudável – não fumar, manter o peso ideal, praticar atividade física regularmente, seguir uma dieta saudável – é capaz de reduzir em 80% o risco das doenças crônicas mais comuns e fatais, revela estudo que acaba de ser publicado pelo periódico científico Archives of Internal Medicine.
Mais de 23 mil alemães com idades entre 35 e 65 anos foram avaliados quanto à aderência desses quatro fatores saudáveis e acompanhados por cerca de oito anos. Um índice de massa corporal < 30 foi considerado o peso ideal; atividade física de pelo menos três horas e meia por semana foi considerada atividade regular; uma dieta rica em frutas e verduras e com limitação do consumo de carne foi considerada uma dieta saudável; hábito de não fumar significava nunca ter fumado. A maioria dos participantes apresentava um a três fatores saudáveis, menos de 4% não apresentava qualquer fator saudável e 9% apresentava todos os quatro fatores.
Durante o estudo, 3.7% dos participantes tiveram o diagnóstico de diabetes, 3.8% o diagnóstico de câncer, 0.9% apresentaram um ataque do coração e 0.8% um AVC. Os indivíduos que apresentavam todos os quatro fatores saudáveis tinham um risco 78% menor em apresentar qualquer uma dessas doenças quando comparado àqueles sem nenhum dos fatores. A presença dos quatro fatores reduziu o risco de diabetes em 93%, o risco de ataque do coração em 81%, o risco de derrame cerebral em 50% e de câncer em 36%. Dos quatro fatores, manter-se no peso ideal foi o mais poderoso, seguido pela ausência do cigarro, atividade física regular e dieta saudável.
Os resultados reforçam as atuais recomendações para que as pessoas busquem integrar em suas vidas esses hábitos saudáveis, pois é gigantesco seu poder de prevenção de doenças. Além disso, esse estilo de vida saudável já deve ser fortemente estimulado na infância, pois adquirir bons hábitos é igual a aprender um idioma estrangeiro: gente grande tem mais dificuldade.
3 comentários
1 setembro, 2009 às 12:47 pm
Aluisio Almeida
Gostei da abordagem e gostaria de saber como posso ter acesso a pesquisa citada.
Abraço.
1 setembro, 2009 às 1:13 pm
Ricardo Teixeira
Olá Aluisio
Coloquei o link do artigo no meio do Post e aqui em baixo também:
http://archinte.ama-assn.org/cgi/reprint/169/15/1355
17 agosto, 2009 às 6:38 pm
Jussara
Esses quatro fatores citados são os que o meu cardiologista já me disse que devo fazer para não “ganhar” uma pressão alta no futuro (visto que tenho tendência genética). Mas não sabia que eles ajudavam a evitar tb outras doenças. Confesso que qdo criança eu não tinha hábitos muito saudáveis, apesar da falação da minha mãe. Acabei adquirindo-os no meio da adolescência, através de leitura e conscientização e hj sou uma jovem adulta que tenta ser saudável e comete alguns deslizes (com a alimentação, nos outros ítens eu sou mais firme); afinal, ninguém é de ferro e as guloseimas fazem parte dos pequenos prazeres da vida.