A obesidade (Índice de Massa Corporal > 30) entre adultos está associada a uma menor longevidade. De fato, a obesidade e o tabagismo representam as principais doenças evitáveis que têm impacto na mortalidade do mundo ocidental. A combinação desses dois fatores na adolescência pode trazer prejuízos no futuro que ainda não foram bem determinados.
Uma pesquisa recém-publicada pelo British Medical Journal revela que no período da adolescência, o sobrepeso (IMC 25 – 29.9), que é um intermediário ente o peso ideal e a obesidade, a obesidade e também o tabagismo, todos são fatores associados ao aumento de mortalidade na vida adulta. A obesidade apresentou o mesmo nível de risco que o consumo de mais de 10 cigarros diários, enquanto o risco de sobrepeso teve o mesmo impacto que o consumo de 1 a 10 cigarros diários. A combinação da obesidade e do tabagismo conferiu um risco maior ainda. O estudo acompanhou quase 46 mil adolescentes do sexo masculino na Suécia por uma média de 38 anos. Nesse mesmo período, a obesidade passou a ser cinco vezes mais freqüente entre adolescentes suecos e o tabagismo duas vezes menos.
Os resultados são importantes ao indicar que a intensificação de campanhas públicas de combate ao tabagismo e obesidade na adolescência são mais que justificadas.