narguile

 

O Narguile é um tipo de cachimbo em que a fumaça inalada passa por um recipiente de líquido. O fumo utilizado varia desde os lícitos até os ilícitos (ex: maconha) e o líquido desde a água até diversos tipos de bebidas alcoólicas.

 

Originário da Índia já no início do século XVIII, muito usado em países de cultura árabe, o Narguile foi muito popular no mundo ocidental nos anos 60 e 70, e recentemente podemos observar uma nova onda de consumo, até bares temáticos para fumá-lo. Um estudo publicado este ano no Journal of Adolescent Health evidenciou que 50% dos alunos do primeiro ano de uma universidade americana já haviam usado o Narguile, e 20% havia usado no último mês.   

 

Existe uma crescente idéia entre os jovens de que o cigarro é “careta”, pois faz mal à saúde e de que a maconha e outros hábitos de fumo como o Narguile são menos prejudiciais. Esse estudo confirma essa falsa percepção, já que os usuários pesquisados relataram acreditar que o Narguile era menos prejudicial à saúde quando comparados ao grupo de não usuários. Mais importante ainda: apesar dos usuários de Narguile acharem que o cigarro ”careta” era mais deletério à saúde, eles consumiam mais desses cigarros. Esse é o pulo do gato e a grande preocupação do consumo de Narguile.

 

Calcula-se que o consumo de Narguile representa uma inalação de fumaça até 100 vezes maior que o do cigarro, e qualitativamente, os componentes tóxicos são muito semelhantes. O mais preocupante é que o tabaco inalado de forma esporádica possa ser encarado como algo seguro. Já sabemos que mesmo uma única exposição ao tabaco está associada a modificações no funcionamento químico cerebral e ao risco de dependência. Já é bem ultrapassado o conceito de que o ato de “só experimentar” seja uma prática segura.

 

As campanhas antitabagismo poderiam começar a alertar a população de que não é só o cigarro que é “careta” e prejudicial à saúde – os outros tipos de fumo também são. 

 

 

smallicone1 

 

Anúncios