'
Estudos epidemiológicos sugerem que indivíduos que dormem pouco, assim como aqueles que dormem muito, vivem menos do que quem dorme entre 7 e 8 horas por dia. Além disso, a privação de sono tem sido crescentemente associada a problemas como doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.
Um novo estudo publicado esta semana pelo Archives of Internal Medicine confirma que dormir pouco não é um bom negócio à saúde, e dessa vez o grupo estudado tinha pressão alta e uma média de idade de 70 anos. Mais de 1200 indivíduos foram acompanhados por uma média de dois anos e aqueles que dormiam menos foram os que mais apresentaram infartos do coração e derrame cerebral ao longo do período do estudo. Além disso, os que dormiam menos tinham maiores índices de massa corporal (mais gordinhos) e mais chance de ter diabetes.
Ler também:
Afinal, devemos dormir quantas horas por dia?
'
1 comentário
28 dezembro, 2008 às 11:50 pm
Ricardo Teixeira
Mais lenha na fogueira. Um artigo publicado esta semana na edição de véspera de natal do JAMA evidenciou que noites de sono mais curtas em indivíduos entre 35 e 47 anos estão associadas a um maior Score de depósito de cálcio nas artérias coronárias, reconhecido marcador de risco de doença coronariana.
Link:
http://jama.ama-assn.org/cgi/reprint/300/24/2859