Ontem a matéria de capa da revista do Correio Braziliense discutiu sobre o universo dos Blogs com o enfoque “Estrelas na Internet”, com dicas de como fazer fama, como ganhar dinheiro, e a ótima história da espanhola María Amélia Lopez que aos 96 anos recebeu o prêmio de melhor Blog em língua espanhola por um grupo de comunicação. Tudo isso é muito “bacana”, mas ainda não é o que mais me interessa no universo dos Blogs…  

 

É linda a definição de vida por Vinícius de Moraes como “a arte do encontro”. O encontro das pessoas ao vivo e em cores vai ficando cada vez mais difícil, às vezes até mesmo dentro do próprio lar. O tempo é sem dúvida a nossa mais cara e cobiçada commodity. É indiscutível a importância de nosso tempo solitário de reflexão e transcendência, mas nosso lado animal social também pede mais happy hours com os amigos, mais bicicleta com os filhos, mais almoços de família, mais horas de namoro, mais diálogo com os vizinhos.

 

O mundo inteiro já se preocupa com o fenômeno da internet ocupando o lugar das relações humanas de carne e osso. Mas isso é que nem a história de que é a dose que determina se a droga funcionará como remédio ou veneno. A internet ao invés de “roubar” nosso tempo, pode até mesmo fazer com que sobre mais tempo para nossos encontros. Ao fazer compras de supermercado pela internet, sobra mais tempo para brincar com o filho. Além disso, a internet e seus Blogs e fóruns não devem substituir o encontro pessoal, mas podem promover encontros de idéias com um raio de alcance e velocidade jamais sonhados.

 

Conversando com amigos sobre a missão do “Blog ConsCiência  no dia-a-dia”, discutimos sobre o seu perfil de utilidade pública, já que temos suado a camisa para decodificar para o público leigo, informações e resultados de pesquisas que podem fazer a diferença no nosso cotidiano. Mas o Blog é um instrumento que pode e deve ir muito além, pois é extraordinária a possibilidade de troca de opiniões e experiências entre os integrantes da rede que vai se formando ao seu redor. Muitos projetos de vida, pessoais ou profissionais, poderiam ser infinitamente mais ricos se tivéssemos mais tempo de sairmos de nossas solitárias “certezas” e permitíssemos mais encontros com outras realidades, outros pontos de vista.

 

Talvez historiadores do futuro olhem para trás e enxerguem o fenômeno dos Blogs assim como os historiadores de hoje enxergam a antiga Escola de Sagres. Crescemos aprendendo que a Escola de Sagres foi um dos fatores críticos de sucesso para as conquistas portuguesas. Entretanto, boa parte dos historiadores afirma que tal escola existiu apenas no sentido filosófico: jamais houve um espaço físico, um centro de estudos, e muito menos um observatório. A Escola era na verdade uma grande reunião de sábios, cartógrafos, astrônomos e astrólogos concentrados na região do Algarve, com um mesmo objetivo: descobrir a verdade sobre a terra que estava além das Ilhas Canárias.

 

Os Blogs têm o poder de reunião, de cooperação. Vale a pena refletir sobre o assunto e quem sabe encontrar a Escola que fale alto ao seu coração, à sua mente.

 

* Dica quente: visite o Portal do Voluntário e seus Blogs no www.portaldovoluntario.org.br e conheça uma legítima Escola de Sagres contemporânea. 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios