A história do chocolate começa entre os índios no México. Preparavam um suco de cacau que era usado como bebida sagrada em banquetes e cerimônias. O chocolate, tal como o conhecemos hoje, representa uma paixão mundial e estudos científicos desenvolvidos na última década têm revelado que além do prazer, o chocolate pode oferecer uma série de benefícios à saúde humana que vão muito além dos efeitos antioxidantes freqüentemente divulgados pela mídia.
Os estudos têm demonstrado que o chocolate pode reduzir a pressão arterial, aumentar o bom colesterol no sangue, afinar o sangue, entre outras virtudes. Os maiores responsáveis por esses efeitos benéficos são os flavanols, substâncias também encontradas em fartas concentrações na casca da uva e nos chás verde e preto. O detalhe é que os flavanols são encontrados em boa concentração apenas nos chocolates amargos com alto teor de cacau (> 70%).
Para entender melhor o que o chocolate pode fazer pelo seu cérebro, por sua saúde, clique aqui e leia o artigo na íntegra.
6 comentários
29 dezembro, 2008 às 1:20 am
Chocolate amargo continua ganhando de goleada do chocolate ao leite «
[…] faz muito sentido. Para uma revisão sobre o que o chocolate é capaz de oferecer à nossa saúde, clique aqui. […]
24 junho, 2008 às 4:41 pm
Débora
Excelente texto, excelente conteúdo, abordagem dinâmica e objetiva !!!!!
Artigo rico em informações novas, coerente, sensato.
Me inspirou e com certeza integrará meu TCC, mediante as devidas referências bibliográficas.
Parabéns ao autor !
Débora Bueno
Estudante de Nutrição
18 junho, 2008 às 10:16 pm
Luciano Liberato
Parabéns por fugir do enfoque muito tradicionalista sobre os distúrbios neurológicos abordados no blog.
18 junho, 2008 às 10:12 pm
Miriam Ramim
EXCELENTE!!! Muito bom mesmo… vc fez um texto limpo e claro, com uma linguagem didática e interessante para o público em geral, principalmente para quem não é da área da saúde. Parabéns!
Míriam.
18 junho, 2008 às 10:10 pm
Fred
Achei o texto muito interessante e bem escrito, sistematizando com cuidado evidências que estão dispersas e são muito pouco conhecidas. Fiquei curioso para ler os demais.
Quando eu estava nos Estados Unidos, eu havia lido um artigo no New York Times que falava sobre o CocoaVia, um produto que a Mars (fabricante de vários chocolates importantes, incluindo o M&M’s) estava testando no mercado americano. Segundo o artigo, a Mars estava desenvolvendo um processo de fabricação que preservava uma alta proporção de flavonóis. Interessante é que à época eles só vendiam o chocolate por meio de “assinatura”. Você precisava se cadastrar e eles enviariam uma cota mensal pelo correio mediante pagamento. Acho que com isso eles estavam querendo fazer um mini clinical trial.
Agora eles já estão vendendo em algumas lojas, mas percebo que eles querem manter o caráter “medicinal” do produto. O site é muito interessante: http://www.cocoavia.com. Dê uma olhada para ver o que você acha.
Um abraço,
Fred
18 junho, 2008 às 10:08 pm
Claret
Texto excelente, diga-se de passagem. Será útil para o trabalho da minha filha sobre as culturas pré-colombianas e para aumentar o prazer da degustação, sem culpa. Felizmente eu sou adepto de chocolates amargos, aumentando minhas chances de conseguir doses adequadas de flavonols…
Um abração,
Claret