You are currently browsing the daily archive for 31 agosto, 2009.

COFFEE

 

Não é à toa que a cafeína é o estimulante cerebral mais frequentemente consumido no mundo, pois ela é capaz de provocar bem estar, aumentar o nível de alerta, energia e sociabilidade. A relação entre a cafeína e a dor de cabeça pode ser vista como uma faca com muito mais de dois gumes. De um lado estão as pessoas que têm dores de cabeça precipitadas pela cafeína. A substância também é capaz de aliviar uma crise de enxaqueca, tanto é que muitas das medicações para essa doença têm cafeína em sua composição. Além disso, para quem usa cafeína diariamente, sua abstinência súbita pode causar crises de dor de cabeça.
 
Um estudo publicado recentemente pelo periódico Journal of Headache and Pain confirma que o excesso de cafeína pode tanto melhorar como piorar as crises de dor de cabeça. O estudo foi conduzido na Noruega e envolveu mais de 50 mil pessoas  que tinham o consumo médio de cafeína de 420mg/dia, o que significa umas quatro xícaras de café expresso. Cerca de 40% das pessoas estudadas relatou ter apresentado dor de cabeça no último ano e aquelas que consumiam mais cafeína tiveram maior chance de apresentar crises de dor. Por outro lado, cerca de 1% das pessoas apresentou crises por mais de 14 dias durante o mês, e esse risco de alta freqüência de dor de cabeça foi menor entre aqueles que consumiam mais cafeína.
 
Os resultados sugerem que, para as pessoas que têm crises pouco freqüentes, o excesso de cafeína pode atrapalhar, e já para quem tem alta freqüência de crises, a cafeína pode até ajudar. Esses resultados não são definitivos e o que se pode recomendar por enquanto para quem sofre de dor de cabeça é que não se deve abusar da cafeína, especialmente nos casos de enxaqueca. Outra recomendação é que não se deve proibir seu uso de forma indiscriminada, exceto nos casos em que a pessoa percebe que basta tomar uma dose que a dor de cabeça aparece. No caso das pessoas que usam muita cafeína, essas não devem parar seu uso subitamente, pois isso pode causar dor de cabeça.
.
.

SMALLicone

Apoio

Acompanhe o ConsCiência no Dia-a-Dia às sextas entre 10:40h e 11:00h na Rádio CBN Brasília

Também às segundas-feiras no Correio Braziliense

VISITE O LABJOR

ConsCiência no Dia a Dia – Vencedor Prêmio TopBlog 2009

Siga no TWITTER

Twitter

TWITTER

  • Fotos de legumes na bandeja das refeições fazem as crianças comerem mais esse tipo de alimento na escola - http://t.co/ocamj2Kj 3 days ago
  • Bacana ver a mãe tomar a decisão de buscar ajuda p/ trato de Transt Obsessivo Compulsivo após perceber q seu filho já imitava suas atitudes 5 days ago
  • Costumo provocar as pessoas ansiosas e que são atletas com a proposta de "DESLIGAR O POLAR" . É só uma metáfora. 5 days ago
  • Polar precipita crise de pánico - o paciente ficou apavorado pensando na chance dos batimentos perderem o freio e o coração pifar. 5 days ago
  • Não sou 1 crítico voraz do mundo da medicina estética, mas é importante antes checar o nível de formação e experiência do profissional. 5 days ago
    follow me on Twitter

    Blog Stats

    • 823,319 hits
    Seguir

    Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

    Join 90 other followers