You are currently browsing the daily archive for 17 julho, 2008.

 

 

O combate à obesidade é um dos maiores desafios da sociedade contemporânea e ainda há muita discussão sobre qual é o melhor tipo de dieta. Uma importante limitação que impede que possamos ser categóricos em dizer que um tipo de dieta é melhor do que outra é a falta de estudos comparativos a longo prazo. Um estudo publicado hoje pela prestigiada revista New England Journal of Medicine ajuda a preencher essa lacuna.

 

Durante dois anos, mais de 300 indivíduos obesos foram acompanhados após iniciarem um desses três tipos de dietas:

 

· Dieta pobre em gordura e com restrição de calorias

Para homens 1800 Kcal e para mulheres 1500 Kcal.

Gorduras: 30% das calorias  

Gorduras saturadas: 10% das calorias

  

· Dieta Mediterrânea com restrição de calorias

Para homens 1800 Kcal e para mulheres 1500 Kcal.

Gorduras: < 35% das calorias

Azeite e nozes diários, muitas frutas e vegetais, grãos integrais e baixo consumo de carnes vermelhas.

 

· Dieta pobre em carboidratos sem restrição de calorias

Baseada na dieta Atkins: < 120g de carboidratos por dia (< 20g nos 1os dois meses)

Preferência a gordura de origem vegetal

 

A média de perda de peso para cada grupo ao final do estudo foi:

· Dieta pobre em gordura: 3.3 Kg

· Dieta mediterrânea: 4.6 Kg

· Dieta pobre em carboidratos: 5.5 Kg

 

Outras duas importantes diferenças entre as dietas foram demonstradas. A dieta pobre em carboidratos foi a que mais favoreceu o controle dos níveis de colesterol.  Entre pacientes diabéticos, a dieta mediterrânea foi a que mais ofereceu o controle dos níveis de glicose.

 

Os resultados indicam que tanto a dieta pobre em carboidratos como a dieta mediterrânea podem ser alternativas eficazes à dieta pobre em gordura. Preferências pessoais devem ser levadas em conta. Uma dieta pobre em carboidratos mas sem restrição calórica seria uma boa opção a indivíduos que não tolerariam uma dieta com restrição calórica. A escolha da dieta também pode ser direcionada pelo perfil metabólico do indivíduo, sendo a dieta mediterrânea potencialmente mais interessante para aqueles com diabetes, enquanto a dieta pobre em carboidratos pode ser a melhor opção para aqueles com alteração dos níveis de colesterol.   

 

 

 

Apoio

Acompanhe o ConsCiência no Dia-a-Dia às sextas entre 10:40h e 11:00h na Rádio CBN Brasília

Também às segundas-feiras no Correio Braziliense

VISITE O LABJOR

ConsCiência no Dia a Dia – Vencedor Prêmio TopBlog 2009

Siga no TWITTER

Twitter

TWITTER

  • Fotos de legumes na bandeja das refeições fazem as crianças comerem mais esse tipo de alimento na escola - http://t.co/ocamj2Kj 3 days ago
  • Bacana ver a mãe tomar a decisão de buscar ajuda p/ trato de Transt Obsessivo Compulsivo após perceber q seu filho já imitava suas atitudes 5 days ago
  • Costumo provocar as pessoas ansiosas e que são atletas com a proposta de "DESLIGAR O POLAR" . É só uma metáfora. 5 days ago
  • Polar precipita crise de pánico - o paciente ficou apavorado pensando na chance dos batimentos perderem o freio e o coração pifar. 5 days ago
  • Não sou 1 crítico voraz do mundo da medicina estética, mas é importante antes checar o nível de formação e experiência do profissional. 5 days ago
    follow me on Twitter

    Blog Stats

    • 823,326 hits
    Seguir

    Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

    Join 90 other followers