.
Jantar em um restaurante com iluminação discreta faz com que a gente tenha a tendência a comer menos. Só que essa penumbra também favorece a escolha de alimentos menos saudáveis. Esse é o resultado de uma pesquisa publicada este mês pelo Journal of Marketing Research.
Pesquisadores da Universidade de Cornell e South Florida nos EUA mostraram que em um restaurante menos iluminado os pedidos eram 40% mais calóricos, enquanto que nos bem iluminados as pessoas têm uma tendência até 25% maior de escolher alimentos saudáveis (e.g.; carne branca, vegetais). Os autores explicam esses achados pelo nível de alerta das pessoas: no claro estamos mais atentos, inclusive para escolher as opções mais saudáveis do cardápio. Essas conclusões foram baseadas em um experimento complementar em que pílulas de cafeína placebo faziam com que as pessoas pedissem alimentos saudáveis em ambientes escuros na mesma proporção do que nos bem iluminados.
A luz cria o ambiente e a penumbra dá um “tchan” na experiência de uma refeição. Apesar dessa tendência de pedir alimentos calóricos, com menos luz comemos menores quantidades, mais devagar e com mais prazer.