superficial

.

Já é bem reconhecido que as pessoas materialistas são menos felizes. Mas qual é a razão? Uma pesquisa recém-publicada por pesquisadores da Universidade de Baylor nos EUA aponta que uma das principais razões é o fato dos materialistas exercerem muito pouco a gratidão. Não costumam pensar como o Zeca Pagodinho em Deixa a Vida me Levar: “Sou feliz e agradeço por tudo que Deus me deu”.

 

Os pesquisadores aplicaram um questionário que avaliava o quanto uma pessoa é materialista a 246 voluntários com uma média de idade de 21 anos. Além disso, o questionário interrogava o quanto a pessoa exercia a gratidão e o seu nível de satisfação com a vida. Após análises estatísticas, a conclusão foi que a falta de gratidão responde por pelo menos metade da relação entre materialismo e falta de satisfação com a vida.

 

A falta do exercício de gratidão faz que as pessoas muito materialistas estejam sempre insatisfeitas, com objetivos não alcançados. O foco é sempre aquilo que ainda não conseguiram. Pessoas materialistas são mais solitárias, têm menor autoestima e bem estar e ainda uma maior tendência à depressão e ansiedade. Os materialistas poderiam se beneficiar de exercícios de gratidão? Acho que sim.

.

CBN-RICARDO[1]

Anúncios