Pesquisadores americanos da Universidade de Minnesota demonstraram esta semana que os pais que falam sobre controle de peso com seus filhos podem até piorar os hábitos alimentares dos jovens. Conversar sobre alimentação saudável parece ser a melhor tática independente de o adolescente estar ou não acima do peso.

 

A pesquisa envolveu cerca de 3500 pais e 2500 adolescentes com uma média de idade de 14 anos. Os resultados mostraram que 66% das mães e 62% dos pais de adolescentes sem sobrepeso tinham conversas sobre controle de peso ou dieta saudável com seus filhos comparados a 80% e 77% no caso de adolescentes com sobrepeso.

 

Quando se fala em conversas sobre controle de peso estamos falando em discutir o peso e aparência do adolescente e/ou a importância de mudar o padrão alimentar para perder peso. A pesquisa mostrou que esse tipo de conversa só fez aumentar a chance de comportamentos pouco salutares como a compulsão alimentar e esse efeito teve um impacto ainda maior entre os adolescentes com sobrepeso.  

 

Como o estudo não foi prospectivo, não é possível garantir que exista uma relação causa e efeito entre o comportamento alimentar e o tipo de abordagem dos pais. Entretanto, os resultados corroboram pesquisas anteriores que mostram que os pais devem ser educados a evitar conversas sobre controle de peso com seus filhos, especialmente quando já estão acima do peso.

 

O estudo foi publicado esta semana pelo JAMA Pediatrics, periódico da Associação Americana de Medicina.

 

 

Anúncios