You are currently browsing the daily archive for 26 junho, 2009.

DIET

 

O British Medical Journal acaba de publicar uma pesquisa que demonstra que alguns grupos de alimentos da dieta mediterrânea são mais poderosos que outros para a promoção de saúde. Vale recordar que a dieta mediterrânea é uma alimentação rica em peixes, verduras, legumes, frutas, cereais (melhor se forem integrais), azeite e outras fontes de ácidos graxos insaturados, e baixo consumo de carnes e laticínios e outras fontes de gorduras saturadas, além do uso moderado, porém regular, de álcool. Pesquisas têm revelado que a dieta mediterrânea reduz o risco de doenças cardiovasculares e da Doença de Alzheimer e está associada a uma maior longevidade.

 

Mais de 23 mil indivíduos na Grécia foram acompanhados por uma média de 8 anos, e numa escala de nove pontos em que cada ponto era atribuído ao consumo regular de uma classe de alimento da dieta mediterrânea, o aumento em dois pontos nessa escala conferiu uma redução de mortalidade em 14%. Em outras palavras, a pesquisa conseguiu demonstrar de forma inédita que o efeito positivo das diferentes classes de alimentos teve um efeito cumulativo.

 

Os hábitos alimentares mais associados a uma maior longevidade foram: consumo moderado de álcool, baixo consumo de carnes, e alto consumo de verduras, frutas, legumes, castanhas e azeite. Na ausência desses componentes, os benefícios da dieta mediterrânea eram significativamente reduzidos. Por outro lado, o padrão de consumo de laticínios, cereais, peixes e frutos do mar não fez muita diferença na longevidade dos participantes. Isso não quer dizer que se deva passar a exagerar no consumo de laticínios ou retirar do cardápio os peixes e cereais integrais, pois essas seriam atitudes nada inteligentes.

 

ICONEPOSTsmall

Apoio

Acompanhe o ConsCiência no Dia-a-Dia às sextas entre 10:40h e 11:00h na Rádio CBN Brasília

Também às segundas-feiras no Correio Braziliense

VISITE O LABJOR

ConsCiência no Dia a Dia – Vencedor Prêmio TopBlog 2009

Siga no TWITTER

Twitter

TWITTER

  • Fotos de legumes na bandeja das refeições fazem as crianças comerem mais esse tipo de alimento na escola - http://t.co/ocamj2Kj 3 days ago
  • Bacana ver a mãe tomar a decisão de buscar ajuda p/ trato de Transt Obsessivo Compulsivo após perceber q seu filho já imitava suas atitudes 5 days ago
  • Costumo provocar as pessoas ansiosas e que são atletas com a proposta de "DESLIGAR O POLAR" . É só uma metáfora. 5 days ago
  • Polar precipita crise de pánico - o paciente ficou apavorado pensando na chance dos batimentos perderem o freio e o coração pifar. 5 days ago
  • Não sou 1 crítico voraz do mundo da medicina estética, mas é importante antes checar o nível de formação e experiência do profissional. 5 days ago
    follow me on Twitter

    Blog Stats

    • 823,326 hits
    Seguir

    Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

    Join 90 other followers