Três diferentes pesquisas foram publicadas na última edição da revista científica Neurology, periódico oficial da Academia Americana de Neurologia, demonstrando que a deficiência de vitamina D pode ser uma importante causa de déficit cognitivo e demência em idosos.
A deficiência de vitamina D sempre foi muito associada a problemas ósseos nas crianças e também nos adultos, mas nos últimos anos, começou-se a entender que sua deficiência também poderia estar associada a alterações do funcionamento cerebral. A vitamina D também atua no cérebro e sabe-se que ela está associada à expressão de diferentes proteínas e células essenciais para sua função, e estudos experimentais sugerem que sua deficiência pode estar associada a disfunções cerebrais inflamatórias e vasculares que podem culminar em processos degenerativos.
Dos três estudos recém-publicados, um deles avaliou mulheres francesas com mais de 75 anos e demonstrou que 17% delas apresentavam deficiência de vitamina D, com concentrações no sangue menores que 10ng/ml. Além disso, as idosas com deficiência da vitamina tinham um desempenho cognitivo inferior, quando comparadas às idosas sem deficiência. O segundo estudo foi conduzido nos Estados Unidos e envolveu homens e mulheres com 73 anos em média, e revelou que 14% e 44% deles tinham deficiência e insuficiência (20-30ng/ml) da vitamina respectivamente. Aqueles que tinham menores concentrações de vitamina D apresentaram maior risco de demência e derrame cerebral.
Uma pergunta ainda em aberto é se o déficit cognitivo é o ovo ou a galinha dessa associação. Indivíduos com limitação cognitiva podem ter um padrão de alimentação e exposição ao sol que levam à deficiência de vitamina D, e o terceiro estudo, o único de acompanhamento longitudinal e envolvendo apenas homens americanos, é concordante com esta hipótese, já que não foi encontrada associação entre baixos níveis de vitamina D e incidência de demência no período de quase cinco anos de acompanhamento. Entretanto, esse estudo considerou níveis menores que 20ng/ml como baixos níveis da vitamina, enquanto deficiência é definida quando a concentração é menor que 10 ng/ml. Talvez, uma nova análise dos resultados comparando indivíduos com níveis de vitamina D menores que 10ng/ml com aqueles com concentrações maiores que 20ng/ml possa revelar diferenças significativas quanto ao risco de demência.
Os próximos passos a serem dados serão estudos que consigam definir se suplementos de vitamina D são capazes de prevenir, ou mesmo reverter déficits cognitivos. Enquanto isso, os médicos devem estar conscientes da alta freqüência de déficit da vitamina na população idosa. A recomendação atual é a de que indivíduos com 51-70 anos e aqueles com mais de 70 anos devem consumir 400 e 600 unidades internacionais respectivamente, ou o suficiente para manter a concentração de vitamina D no sangue superior a 30ng/ml. Esses números dizem respeito daquilo que entendemos que faz bem para os ossos. A melhor dose para um bom funcionamento cerebral ainda está por ser definida.
Fontes de vitamina D? Seu nível em nosso organismo é fundamentalmente dependente de sua síntese na pele após exposição ao sol, mas depende também da dieta, especialmente da gordura dos peixes, gema de ovo, fígado e alimentos enriquecidos com a vitamina. Podemos dizer que encontramos mais uma razão para consumir peixes regularmente. Os peixes ricos em vitamina D são praticamente os mesmos ricos em Ômega 3 (ex: salmão, atum, sardinha), sendo este último componente nutricional de reconhecida eficácia na melhora do desempenho cerebral e também na capacidade de evitar doenças como o derrame cerebral e a Doença de Alzheimer. Mais uma razão também para não deixar de tomar um solzinho.







20 comentários
Feed de comentários deste artigo
2 janeiro, 2010 às 6:04 pm
Cristiane
Caro dr. Ricardo, gostaria de saber se o aumento da dose de Sertralina (de 100mg para 150mg) pode ocasionar atraso na menstruação. Grata, Cristiane.
10 janeiro, 2010 às 8:57 pm
Ricardo Teixeira
Oi Cristiane
Os antidepressivos podem sim alterar o ciclo menstrual. A sertralina se inclui.
30 maio, 2010 às 9:29 pm
Silvana
Dr. Ricardo,
O DHA, DMAE e Baryta Carbon podem ser usados com a vitamina D?
Vitamina D pelas recentes pesquisas há melhoras para o cérebro. Isto é correto?
Agradecida
Silvana
30 maio, 2010 às 10:41 pm
Ricardo Teixeira
Oi Silvana
Aquelas pessoas que têm deficiência de Vit D devem repô-la. Entretanto ,´ainda não há estudos que demonstrem que após a reposição o cérebro passe a funcionar melhor.
20 junho, 2010 às 12:36 am
Joyce
Olá dr. Ricardo.
Me corrija se eu estiver errada.
A forma de adquirir a vit.D através da pele, é dependente de raios solares, certo?
Mas, não deveria ser um banho de sol sem proteção física ou química?
Roupas são praticamente indispensáveis, mas o protetor solar prejudicaria essa absorção?
Obrigada!
23 junho, 2010 às 1:16 am
Ricardo Teixeira
Oi Joyce
Você tem toda a razão . Tanto que a população que usa roupas “intransponíveis” como as Burkas tê mais risco de deficiência de Vit D. Os protetores solares tbém fazem o mesmo efeito “protetor”.
Um solzinho no início da manhã ou fim de tarde se gandes proteçoes é uma boa saída.
29 agosto, 2011 às 1:31 pm
Eflaviano
Dr. Ricardo minha filha de Três anos está com deficiência de vitamina D3, qual a melhor forma de repor essa deficiência?
Obrigado!
29 agosto, 2011 às 2:03 pm
Ricardo Teixeira
Existem produtos no mercado para esse tipo de reposição. Converse com o pediatra para saber o me das medicações e dose.
1 novembro, 2011 às 3:15 am
luciana
Olá Dr Ricardo!!
Tenho 49 anos e fiz exame o qual constatou 14.8 ng, o que devo fazer, que tipo de risco corre minha saúde.
Sds
luciana
2 novembro, 2011 às 1:52 am
Ricardo Teixeira
Veja no laudo do exame qual o nível considerado nl;
4 dezembro, 2011 às 12:19 pm
Roberto David Assunção de Azevedo
Muito esclarecedor. Coloco como contribuição que num exame de avaliação minha vitamina D estava em 18ng/ml e recentemente trinquei uma costela. Estes exames foram solicitados por minha Endocrinologista para avaliar minha condição, uma vez ter estranhado a ocorrência numa pessoa saudável com 57 anos. Caso tenha interesse em acompanhar alguns dados posso enviar.
4 dezembro, 2011 às 12:21 pm
Roberto David Assunção de Azevedo
Favor corrigir a palavra ENDOCRINOLOGISTA
6 dezembro, 2011 às 10:28 pm
Ricardo Teixeira
Obrigado Roberto pela sua contribuição
4 dezembro, 2011 às 8:15 pm
Washington Ramos da Silva
Dr. Ricardo.
Dentre vários exames aos quais fui submetido, o de vitamina D, deu resultado 26,4ng/ml. Que devo fazer para suprir esta deficiência. Caso
queira, me informe por e-mail: silvawramos@hotmail.com
Muito obrigado.
6 dezembro, 2011 às 10:23 pm
Ricardo Teixeira
A reposição de vitamina D pode ser realizadapor via oral ou intra-muscular. A decisão de reposição precisa ser discutida.
4 janeiro, 2012 às 2:54 am
Mary Marques
Prezado Dr. Ricardo em exame recente meu nível de Vitamina D é considerado INSUFICIENTE, Minha médica prescreveu uma dose de 50 gotas, uma vez por semana, de Calciferol 1000/gota (manipulado) durante 08 semanas quando farei novo exame, Essa dose inicial não é excessiva? Não há perigo de fazer mal, Essa dose não poderia ser fracionada em 10 gotas durante 05 dias da semana durante as mesmas 08 semanas???
Gostaria também de saber se a deficiência de vitamina D gera uma espécie de fadiga e inquietação nas pernas, bem como dores na musculatura, falta de coragem e muito sono.
Muito Grata pela atenção e Feliz Ano Novo.
11 janeiro, 2012 às 5:25 pm
Ricardo Teixeira
Oi Mary Os sintomas podem ocorrer sim com a deficiência , mas em graus moderados é pouco comum. Na insuficiência usa-se por 2-3 mese 60 mil unidades por semana. Na insuficiência, ou após reposição de deficiencia, usa-se 10 mil unidades por semana. Pode ser em uma tomada por semana ou diariamente
20 janeiro, 2012 às 3:52 am
Mary Marques
Dr. Ricardo, muito obrigada pela atenção e esclarecimentos. Deus o abençoe com toda sorte de bênçãos.
2 fevereiro, 2012 às 2:33 am
Maria Fernanda
Olá Dr. Ricardo! Tenho 29 anos, minha vitamina D estava em 19ng/ml faz uns meses. Tomei gotas de vit D durante um tempo mas aumentou para apenas 22ng/ml. Minha hemoglobina está em 9,6. Tenho talassemia minor, won willbrand e também tomo 50mg de topiramato por dia, além de 75mg de cloridrato de venlafaxina. Alguma dessas coisas pode estar bloqueando o meu corpo de absorver a vitamina D? Como bem e tomo um pouco de sol diariamente, pelo menos quando saio com meus cães, então não sei o que fazer! Obrigada!
2 fevereiro, 2012 às 11:34 pm
Ricardo Teixeira
nÃO VEJO relação dos seus níveis de vitamina D e suas medicaçãoes. Talvez a dose de reposição não tenha sido adequada.